Sábado (29) é o último dia de campanha de vacinação contra a pólio em Linhares

A mobilização vai acontecer na sede da Unidade Sanitária de Linhares, no bairro Colina, das 8 às 12 horas

A meta é atingir 95% do público-alvo | Foto: Secom/Felipe Reis

O último dia do mutirão de vacinação contra a Poliomielite será realizado neste sábado, dia 29. A iniciativa vai ocorrer das 8 horas às 12 horas, na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, região norte do Espírito Santo. Desde o início da Campanha Nacional, a secretaria de Saúde vem realizando ações para mobilizar a população, que ocorreram em praças públicas e nos Centros de Educação Infantil (do município. A meta é atingir 95% do público-alvo, que são crianças entre 1 e 4 anos de idade.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos, até o momento foram aplicadas 7.229 doses contra a pólio, o que representa 64% do público. Em Linhares há 11.206 crianças cadastradas e aptas a receber a vacina, e a meta é alcançar 10.693. “Podemos aumentar ainda mais esse número neste sábado, que será a última chance para receber o imunizante. Em Linhares, 11.206 crianças podem e devem tomar a vacina, mas ainda faltam 3.977 para que possamos atingir a meta de 95%”, afirmou.

“É importante que os pais levem os filhos nesse último dia de mobilização. O imunizante contra a pólio é de extrema importância nos primeiros anos de vida, para evitar a paralisia infantil. Realizamos as ações durante os sábados para ajuda os responsáveis que não conseguem levar a criança durante a semana em uma Unidade Básica de Saúde”, ressaltou o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles.

A doença

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas), podendo atacar o sistema nervoso e provocar paralisia flácida aguda, principalmente em membros inferiores.

Por Alexandre Araújo 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *