Enem 2022: Psicóloga dá dicas de como preparar a mente para a prova

Planejamento, boa alimentação e até mesmo a respiração podem ajudar os candidatos a reduzirem a ansiedade e aumentarem o foco durante o exame.

Náira Delboni, psicóloga do Viver Unimed | Foto: Divulgação/Unimed

Mais do que conhecimento, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começam neste domingo (13), exigem que os candidatos tenham também preparo psicológico para lidar com a pressão do tempo e com outros sentimentos, como a insegurança e as altas expectativas. Por isso, a psicóloga do Viver Unimed, Náira Delboni, preparou uma série de dicas com o que os estudantes devem ou não devem fazer nos últimos momentos que antecedem o exame.

A psicóloga alerta, por exemplo, que este não é o momento de tentar colocar os estudos em dia, já que essa atitude pode acabar reduzindo o rendimento na prova.

“O medo e a insegurança podem estar presentes nesse momento, podendo gerar ansiedade. Esse sentimento faz parte das nossas emoções, porém seu excesso pode atrapalhar a concentração, o sono, além da possibilidade de trazer pensamentos negativos, como o de não ter estudado o suficiente, fazendo com que a vontade de passar noites revisando as matérias aumente. Isso não é um comportamento desejável nesse momento, pois não adianta estudar muitas coisas diferentes nessa fase. É mais valioso para o cérebro consolidar o que conhece do que focar em novos assuntos”, explica ela.

Dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, hidratar-se e planejar-se para evitar imprevistos estão entre as ações que o candidato deve fazer para ter uma mente mais tranquila e mais focada no momento de resolver as questões. Até mesmo a respiração pode ajudar nestes casos. Confira todas as dicas a seguir:

 – Busque relaxar a mente na véspera da prova, pois diante de toda a pressão em relação aos estudos e preparação para a prova, é muito importante descansar a mente e o corpo. Isso poderá ajudar no foco e na concentração.

 – Evite pensar muito sobre como será a prova, isso poderá desencadear ansiedade.

 – Foque no que conhece e estudou e não no que está faltando.

 – Crie uma estratégia, planeje o tempo em relação às provas e assuntos.  

 – Mantenha os momentos de lazer para relaxar o corpo e a mente.

 – Cuide da alimentação. No dia anterior se alimente bem, de forma saudável e beba bastante água para se hidratar.

 – Uma boa noite sono é fundamental

 – Planeje sua rota para chegar ao local da prova. Saia de casa com antecedência para não chegar em cima da hora ou perder a prova.

 – Faça exercícios de respiração, inspirando e expirando o ar corretamente. Isso será imprescindível para ajudar a amenizar a ansiedade e tensão durante a prova.  

 – Durante a prova, busque focar no que você está lendo e respondendo, trabalhe a concentração.

 – Acredite no seu potencial!

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *