Franco Fiorot apresenta Programa de Fruticultura de Linhares para estudantes de Marilândia e Itapina

Franco Fiorot durante palestra para estudantes da Escola Família Agrícola de Marilândia | Fotos: Divulgação

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, esteve palestrando na Escola Família Agrícola de Marilândia e aos estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Itapina, a convite das instituições. A pauta foi a diversificação agrícola com foco nos resultados do Programa de Fruticultura do município de Linhares, que conta com cinco polos instituídos e está em processo de expansão.

Na ocasião, Fiorot explicou e esclareceu dúvidas sobre a concepção do projeto e os estudos que definiram o formato do programa, além dos treinamentos e visitas técnicas ministradas aos produtores antes e durante a implantação. Os resultados iniciais do programa também foram apresentados, assim como de que forma têm agregado na diversificação e geração de uma nova alternativa de renda às propriedades rurais.

“O foco das palestras foi a diversificação agrícola como fator de desenvolvimento da região e como ela tem contribuído para melhorar as questões econômicas das cidades. Em Linhares, temos o Programa de Fruticultura, que já é um case de sucesso, pois em poucos anos de implantação tem apresentado resultados positivos e movimentado os polos, proporcionando ao produtor uma renda adicional e o desenvolvimento da região como um todo”, explicou o secretário.

Linhares conta com cinco polos: Polo BR 101, com o cultivo do limão tahiti e, recentemente, a introdução da laranja da variedade pêra IAC; Polo Alto São Rafael, com o cultivo da uva e agora chegou a tangerina ponkan para sua ampliação; Polo Distrito Farias com o cajá manga anão; Polo Baixo São Rafael, com a goiaba; e o Polo Litoral, com o açaí.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *