Exposição na Ales mostra beleza das baleias jubarte

Mostra reúne fotos que captam saltos, acrobacias e movimentos típicos das espécies marinhas, que migram do polo norte para os trópicos chegando ao litoral capixaba no inverno

Exposição do projeto Amigos da Jubarte reúne fotos feitas durante expedições pela costa capixaba | Foto: Lucas S. Costa

Até o dia 30 de novembro, de 7 às 19 horas,  os capixabas estão convidados a apreciar a exposição Entre baleias e golfinhos, instalada no espaço cultural Elpídio Malaquias (pilotis da Assembleia Legislativa) – uma montagem do projeto Amigos da Jubarte. 

Oito painéis exibem fotos exclusivas de Leonardo Merçon, Luan Amaral, Joarley Rodrigues, Karen Bof e Lorenzo Savergnini, projetando a exuberância desses mamíferos oceânicos no litoral capixaba. 

Os registros fotográficos, realizados durante as dezenas de cruzeiros marítimos, científicos e turísticos, realizados desde 2014, flagram saltos, acrobacias e movimentos típicos das espécies. 

Também não escaparam das lentes seres coadjuvantes nessa paisagem em alto mar, já que as imagens revelam ao público aves como o Albatroz de nariz amarelo, Atobá pardo, Mandrião do sul e Trinta-reis-de-bico-vermelho, além de bichos do universo marinho, com destaque para o Pinguim de Magalhães. 

Migração 

A migração das baleias jubarte para as regiões tropicais acontece no período do inverno, época em que as águas oceânicas das regiões polares estão muito geladas e com escassez de alimentos. 

No Brasil, as jubartes permanecem entre junho e novembro, período em que acontece o seu ciclo reprodutivo, quando buscam aconchego em águas calmas, mornas e seguras, uma condição indispensável para a sobrevivência dos filhotes. 

O movimento das baleias segue do litoral paulista até o Rio Grande do Norte, mas a concentração maior se dá, para sorte dos capixabas e baianos, na faixa litorânea entre os dois estados. 

Na Bahia a reprodução acontece na região do Banco de Abrolhos, uma plataforma continental rasa de águas tropicais. 

Por Wanderley Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *