Com o tema “Alagoinhas Negra”, V Festival de Artes de Alagoinhas acontece de 22 a 27 de novembro

Programação reúne artistas alagoinhenses como Hiran, Caffé Pitta, Sangue Real, João Sereno, Manas no Poder, Forró com Pimenta, Tauã Visceral, Maurício Santana, Anny Rastelli e Turmalinah

Caffé Pitta | Foto: Joan Souza

O Festival de Artes de Alagoinhas – FESTA chega à 5ª edição, colocando as artes negras produzidas na cidade em conexão com o mundo. Com o tema “Alagoinhas Negra”, o V FESTA se inspira na obra do artista afro-americano Jean-Michel Basquiat para elaborar a ideia de diásporas conectadas. Seja nas ruas de Nova Iorque ou de Alagoinhas, as artes negras se encontram, rompem fronteiras e ocupam as cidades do mundo para imprimir a herança de um povo conectado pela ancestralidade. O V FESTA acontece de 22 a 27 de novembro, no Centro de Cultura de Alagoinhas, com extensa programação que inclui exposições, shows, bate-papos, oficina e exibição de filmes, abordando temáticas relacionadas às masculinidades negras, feminismo negro, afro negócios, moda e ancestralidade.

Depois de uma edição inteiramente online, em 2021, o FESTA volta ao formato presencial, ocupando o foyer e as salas multiuso do Centro de Cultura de Alagoinhas. A abertura do V FESTA acontece no dia 22 de novembro (terça-feira), às 19h, e vai contar com a rima premiada de MC Manzine, vencedor da Majestade da Gentalha 2022, além de um papo reto com o empreendedor negro Tiago Azeviche sobre negócios, moda e masculinidades negras, com mediação do ator e produtor negro Nando Zâmbia. A apresentação musical fica por conta do cantor e compositor Maurício Santana, seguido do momento Karaokê, quando o público também poderá dar uma palhinha.

O festival traz também a oficina “Eu Vejo Você – Dança dos Orixás para não Dançarinos”, da atriz e dançarina Fabíola Nansurê, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.

Durante os seis dias de evento, o público poderá conferir o trabalho de artistas negros e negras que criam e movimentam a cena cultural de Alagoinhas. Alguns deles são veteranos no festival e já participaram de outras edições, como o rapper Hiran, a cantora Caffé Pitta, o grupo Sangue Real e o fotógrafo Heitor Rocha. Mas a maior parte da programação é composta por estreantes, jovens artistas que têm oxigenado a cena local e que participam do festival pela primeira vez. É o caso dos cantores e compositores João Sereno e Tauã Visceral, o grupo Manas no Poder, a banda Forró com Pimenta, a poetisa Turmalinah, a atriz Anny Rastelli, o artista visual Pinho Blures, o fotógrafo Joan Souza e as dançarinas Reijane Santos, Aline Lucena e Lucivania Brighto.

A única atração convidada de outra cidade para esta edição é o trio soteropolitano Trinca de Paz, composto pelos multi-instrumentistas e cantores Elinas, Lucas Diniz e Saulo Viana. Eles apresentam canções autorais com influências musicais de África, do Toré e de manifestações populares mescladas com rock e elementos de trap, rap e pagotrap. O show acontece no dia 23 de novembro (quarta-feira), às 19h.

O festival contará ainda com participações especiais de Mãe Rosa de Oyá, Fórum da Juventude Negra e coletivo GIRL UP em um bate-papo sobre identidade negra e ancestralidade; da fotógrafa Nildes Oliveira para uma conversa sobre autoconhecimento e autoestima da mulher negra; além do músico Okohoa e do poeta Rafael Fonseca.

A programação tem também atividades voltadas para escolas com exibições de filmes e vídeos de produtores alagoinhenses, ea exposição Generation Z: Essence, produzida por estudantes do Colégio Modelo sob a coordenação da professora Maria Efigênia; além do encontro Capoeira – Uma ginga negra, com apresentações de rodas e Orquestra de Berimbau, e do Cultura Hip Hop na Cena.

O V FESTA – Festival de Artes de Alagoinhas é realizado pelo L’ade Inan Ponto de Cultura, e tem o apoio de Juci Cardoso, Intense Eventos, HFotografia, Joan Souza, Sua Cidade em Revista, Gustavo Carmo, Pega Outdoor, Câmara Municipal de Alagoinhas e Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (Secet).

Por Gabriela da Fonseca


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *