Expedição Rio Doce: Navegação virtual mostra a Bacia em 360º

Com 600 km de rio percorridos e documentados, a Expedição Rio Doce é um mapeamento imersivo dos cursos d’água atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, em novembro de 2015, em Mariana (MG). Considerado um dos maiores levantamentos deste tipo já produzidos em uma bacia hidrográfica, o mapeamento foi incorporado à ferramenta Google Street View, permitindo que qualquer pessoa navegue virtualmente na bacia do rio Doce.

Esta é a segunda edição da Expedição Rio Doce. A primeira ocorreu entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, no período chuvoso. O mesmo trajeto foi revisitado, entre maio e agosto de 2022, no período seco. Em ambas as edições, a equipe da expedição partiu de Mariana (MG) em direção ao litoral capixaba, utilizando equipamentos de navegação, captação e sobrevoo adequados a cada trecho. Foram utilizadas câmeras especiais, capazes de produzir imagens em 360°. É essa tecnologia que permite “navegar” virtualmente.

Além do Google Street View, todo esse percurso está disponível ao público também na plataforma da Expedição Rio Doce. É possível navegar virtualmente e ter uma visão singular das paisagens do rio e conhecer dez minidocumentários, que trazem depoimentos e contam histórias de ações da reparação da Fundação Renova.

Da Redação | Com informações da Fundação Renova


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *