Varizes: entenda o que são, como é feito o tratamento e as diferenças do quadro em homens e mulheres  

Apesar de não ter cura e ser progressiva, a doença é benigna. Especialista explica o que fazer para retardar seu surgimento. 

As varizes são veias tortuosas e dilatadas que se desenvolvem abaixo da pele, podendo ser pequenas, médias ou de grande aparência, com tonalidade vermelha, azulada e, às vezes, arroxeada, dependendo da fase que se encontram. As veias mais afetadas são as dos membros inferiores, como nos pés, pernas e coxas.   

O angiologista da Unimed Vitória Antônio Augusto de Menezes comenta que alguns sintomas superficiais do quadro devem ser observados com atenção, incluindo queimação, ardência e coceira. 

“As varizes não provocam sintomas profundos como cansaço ou sensação de cãibras, mas, como toda doença, há sinais de suas complicações, como manchas na pele percorrendo o trajeto da veia e possível agravamento de trombose. Além disso, pode haver obstrução da veia, de forma espontânea ou desencadeada por algum evento traumático, assim como o sangramento das varizes ocasionado por variadas causas”.  

O ser humano tem uma condição que facilita o desenvolvimento de varizes devido a um defeito estrutural da parede da veia, geralmente representada por um comprometimento do colágeno no tipo três. A tendência e predisposição a desenvolver tem caráter hereditário. Por exemplo, questões relacionadas à gestação podem desencadear varizes nas pessoas predispostas.  

“Uma pessoa obesa tem dificuldades no retorno venoso, principalmente nos membros inferiores, e isso aumenta a pressão do sistema venoso profundo e do sistema superficial. Essas pessoas não conseguem transmitir pressão sobre a parede da veia. Elas não contam com uma contraposição, como se fosse uma meia elástica natural, porque dilatam muito mais facilmente”, explica Antonio.   

É praticamente impossível impedir o surgimento de varizes, mas cada um pode retardar o processo. Segundo o médico, não é possível afirmar, durante um tratamento, que a pessoa nunca mais terá varizes, porém, existem medidas que retardam o desenvolvimento dela, como praticar atividades físicas, cuidar para que a parte de baixo do corpo, principalmente as pernas, fiquem sem gordura e realizar movimentos com os tornozelos sempre que a pessoa ficar sentada por um longo período.  

O especialista em angiologia explica que as meias de contenção elástica também são uma alternativa. Elas são recomendadas para pessoas que trabalham em situações desfavoráveis, como ambientes muito quentes ou que exigem que o trabalhador fique de pé e parado por muito tempo, como, por exemplo, os vigilantes e guardas patrimoniais.  

“Essas pessoas, ao usarem meias elásticas, vão diminuir a incidência ou pelo menos retardar o aparecimento de varizes, particularmente do joelho para baixo”.  

Homens e mulheres 

Homens e mulheres podem ter varizes. O angiologista Antonio Augusto de Menezes explica que a incidência de casos, porém, é maior nas mulheres por várias razões, particularmente pela importância que os hormônios sexuais femininos exercem afrouxando os tecidos da parede da veia.  

“Isso faz com que as mulheres tenham, realmente, mais varizes do que os homens. Não é possível definir se o homem tem varizes com mais gravidade do que as mulheres, mas nas mulheres há, de fato, uma visibilidade maior delas. Normalmente, em comparação aos homens, as mulheres apresentam varizes em uma idade mais nova, sendo observada com mais frequência em jovens com idade entre os quatorze, quinze e dezesseis anos. Porém, há uma questão estética ligada ao homem pelo fato de ele ter, normalmente, mais pelos. Por isso, algumas dessas veias não se apresentam de forma tão clara ao ponto de representar um problema estético”.  

Tratamento  

Varizes superficiais são, geralmente, reconhecidas com facilidade ao observar o paciente em pé. O tratamento popular é por meio da remoção cirúrgica das veias afetadas, em que o cirurgião faz diversas incisões, retira as veias afetadas e envolve as pernas com bandagens para proteção, sendo um procedimento rápido, com tempo de recuperação hospitalar curto. O repouso em casa dura algumas semanas.  

Em casos superficiais de varizes, drogas são injetadas para trombosar as veias, isto é, impedir que elas não transportem mais sangue. O procedimento necessita de duas ou três aplicações, na maioria das vezes, mas não é recomendado para tratar casos maiores ou com varizes localizadas em veias profundas. Independentemente do tratamento adotado, a recomendação é caminhar diariamente, a fim de estimular a circulação do sangue e provocar o crescimento de novos vasos sanguíneos saudáveis.  

Cuidados e recomendações  

O quadro de varizes normalmente não provoca complicações severas, mas, em casos mais sérios, alguns cuidados devem ser praticados para evitar dores, inchaço e problemas de pele, entre eles: evitar ficar de pé e parado na mesma posição por muito tempo; deixar as pernas acima do nível do coração, diversas vezes durante o dia e por alguns minutos, para ajudar no retorno do sangue para a parte central do corpo; usar as meias elásticas desde o início da manhã e, sempre que possível, andar a pé.  

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *