Previsão de muita chuva no Espírito Santo e no sul da Bahia neste fim de semana

O Espírito Santo e o sul da Bahia começaram dezembro com tempo muito instável. Nos dois primeiros dias do mês, o acumulado de chuva entre 6h do dia 1 e 6 horas de 3 de dezembro chegou aos 270 mm em Fundão, município da Grande Vitória, e a 163 mm em Itabuna, no sul da Bahia.

Neste fim de semana, as áreas de instabilidade se intensificam por causa da atuação de um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera. Este sistema não pode ser visto pelas imagens de satélite. Este vórtice uma área de baixa pressão atmosférica, em torno de 10 km de altitude, onde os ventos  giram no sentido horário. O vórtice fica sobre o oceano, e sua circulação de ventos ajuda a formar nuvens bastante densas, carregadas de muita chuva.

O vórtice deve atuar durante todo o fim de semana mantendo grande parte do Espírito Santo e o sul da Bahia. A previsão é de que a chuva enfraqueça na segunda-feira, com o deslocamento do vórtice.

Nuvem de temporal sobre Itaberaba (BA) | Foto: Climatempo

Dezembro de muita chuva

O Espírito Santo e o sul da Bahia foram estão entre os locais onde mais choveu no Brasil em novembro de 2022. A média de chuva normal para este mês no Espírito Santo varia de 220 a 260 mm, de acordo com cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1991-2020), mas choveu de 200 a 400 mm de forma generalizada sobre o estado

Em Vitória choveu 417 mm, sendo que a média para novembro é de 234 mm. A região de Linhares acumulou 419 mm em novembro e em São Mateus choveu 475 mm.

No Sul da Bahia, os volumes de chuva em novembro também passaram da marca dos 400 mm. Caravelas, no litoral, recebeu 475 mm, sendo que a média normal para novembro é de 214 mm. Em Porto Seguro choveu 441,2 mm em Vitória da Conquista, 257 mm.

A chuva de novembro se transformou numa perigosa armadilha para o Espírito Santo e para o Sul da Bahia. A previsão climática para dezembro reserva muita chuva estas duas regiões, com a organização de mais de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Foi este tipo de sistema meteorológico que provocou volumes de chuva extremamente elevados no verão passado.

A chuva de dezembro vai cair sobre solos encharcados, rios que já começaram a se elevar. Serão vários episódios de chuva intensa.

Da Redação | Fonte: Climatempo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *