Diretor do DREI e Presidente da FENAJU parabenizam a Bahia por ser o 5° Estado mais rápido do Brasil em abertura de empresas  

O segundo Estado mais rápido do Nordeste  

Presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia, Dra. Marise e Allan Turano o Presidente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração | Fotos: Divulgação

O tempo de abertura de empresas na Bahia vem caindo cada vez mais. Em Abril o estado ocupava o 27° lugar (última posição) no ranking nacional de tempo médio de abertura de empresas, divulgado pela Receita Federal (https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura), quando levava em média 3 dias e 17h para realizar a abertura de uma empresa.  

Em Novembro a Bahia conseguiu alcançar a marca de 5° lugar no ranking nacional de abertura de empresas, com tempo médio de apenas 16 horas, se tornando o 2° estado mais rápido do Nordeste, ficando atrás apenas de Sergipe, um recorde histórico, fruto da implantação de funcionalidades que automatizam etapas do processo de abertura das empresas, reduzindo o tempo de análise dos pedidos de viabilidade locacional, a cargo das secretarias municipais, onde o empreendedor verifica se a atividade a ser desenvolvida pela empresa pode ser realizada naquela localidade. 

“Eu estive no evento com a Presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia, Dra. Marise, e conversamos bastante sobre os avanços que foram identificados no ranking com relação ao Estado da Bahia. Alguns números são espetaculares, o registro de novembro, por exemplo, o tempo de abertura média chegava a ter 16h, o que significa uma evolução muito grande.”  Disse Allan Turano Presidente do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (durante o 41° ENAJ (Encontro Nacional das Juntas Comercias), que Aconteceu em Curitiba, entre os dias 30/11 e 02/12.

 Marise Chastinet assumiu a presidência da Junta Comercial do Estado da Bahia – JUCEB em Abril deste ano e desde então ela tem realizado ações que vem sendo implementadas para aumentar a agilidade do órgão, como o estreitamento da relação com municípios estratégicos, que possuem alta representatividade na economia do Estado, e atualização de procedimentos internos da Juceb que contribuíram para a redução desse tempo, fazendo com que, no mês de Novembro alcançasse o melhor tempo registrado desde 2011, quando foi implantado a RedeSim. 

“A Bahia tem crescido consideravelmente nos últimos meses, melhorando assim a sua colocação no ranking de classificação de eficiência das Juntas Comerciais. Temos observado que a equipe técnica tem se empenhado consideravelmente para chegar cada dia mais perto daquilo que almeja. Parabéns para a Bahia e parabéns para todos aqueles que conseguiram chegar cada vez mais perto do seu objetivo.”
Disse Alzenir Porto Presidente da FENAJU e da Junta Comercial do Piauí.

A agilidade na legalização de empresas é essencial para tornar o ambiente de negócios da Bahia mais célere e mais atrativo. A JUCEB, por meio dessas ações passou a agir como um verdadeiro facilitador da atividade empreendedora no estado, principal geradora de emprego e renda para os baianos.

Por Pâmela Aquino


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *