Equipe do Bandes realiza benchmarking em Minas Gerais sobre estruturação de PPP

Experiência mineira contribui para o desenvolvimento de melhores práticas no Estado

Troca de experiências possibilita melhoria nos processos capixabas | Foto: Divulgação

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa, nesta terça-feira (06) e quarta-feira (07), de reuniões de benchmarking com prefeituras de Minas Gerais que têm projetos de concessões públicas e parcerias público-privadas (PPP) em estágios avançados. As cidades mineiras visitadas são Campo Belo e Carmo do Cajuru que têm projetos modelos que podem servir para melhoria do programa ES Inteligente, serviço prestado pelo banco para administração pública municipal capixaba.

O banco será representado pelo diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro e o consultor técnico do banco, Vilker Zucolotto Pessin. A expectativa da equipe é conhecer a experiência dos municípios mineiros com a implantação de projetos e trazer boas práticas para nosso Estado, evitando, assim, possíveis gargalos em suas implantações.

“Estamos indo conhecer a experiência mineira na estruturação de projetos de concessões e parcerias em municípios que são cases de sucesso, conduzidos pelo IPGC, nossa parceira técnica no programa ES Inteligente. No Espírito Santo, o Bandes já formalizou a adesão de mais de vinte municípios ao programa. É um trabalho desenvolvido pelo banco de grande relevância para administração pública municipal que possibilita viabilizar investimentos como, por exemplo, em infraestrutura, e servem para qualificar os serviços públicos prestados à população”, destaca Navarro.

O programa ES Inteligente, conduzido pelo Bandes e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) oferece todo o suporte para estruturar o projeto de concessões públicas e parcerias público-privadas (PPP): estudos de viabilidade, análises legislativas e de mercado do município e sua adequação, se necessário, estudos de viabilidade técnica, modelagem licitatória e de assessoria integral para nos municípios capixabas.

Projeto premiado pela ONU

A cidade de Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foi considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a melhor do mundo na categoria de Parceria Público Privada (PPP) Cidade Inteligente. Com 100% dos serviços já implantados, Carmo do Cajuru é referência no setor de infraestrutura urbana.

O projeto conduzido na cidade modernizou em 100% (4.370 pontos) o parque de iluminação pública municipal (com substituição lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED). Além disso, realizou a implantação de um parque de geração de energia com placas solares fotovoltaicas, atendendo à demanda energética dos prédios municipais. Outro item do projeto desenvolvido na cidade é a implantação de infraestrutura de telecomunicações e videomonitoramento, com a instalação de 17 quilômetros de fibra óptica.

Por Bárbara Deps Bonato e Wilson Igreja Campos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *