Calor do verão aumenta problemas circulatórios; veja como prevenir 

Hematologista explica que o calor favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, provocando inchaços. Atitudes como ingestão de mais líquido podem ajudar a controlar o problema. 

Com o aumento do calor no verão, é comum sentir as pernas mais pesadas e cansadas. Isso acontece porque as altas temperaturas mexem diretamente com a circulação sanguínea, podendo aumentar os sintomas de problemas circulatórios, que vão desde os inchaços até situações mais graves, como o infarto e o AVC.  

De acordo com o hematologista da Unimed Vitória, região metropolitana do Espírito Santo, Douglas Covre, o calor favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode gerar uma sobrecarga na circulação e levar o sangue a se acumular nas extremidades do corpo em razão da gravidade. “A drenagem também fica mais lenta, levando à retenção de líquido, pois o mesmo acontece com os vasos linfáticos”, explica o médico.  

Douglas Covre | Foto: Divulgação/Unimed Vitória

Segundo o médico, nesta época do ano, pode haver um aumento de 20% a 30% dos problemas circulatórios, que podem ser de origem arterial ou venosa. “Nos arteriais temos como exemplo o infarto do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Já em relação aos venosos, o principal risco é o coágulo no sangue, a chamada trombose venosa”.  

A cardiologista da Unimed Vitória, Gabriela Schimith, afirma que a desidratação é um ponto de fundamental atenção neste período do ano, já que a falta de líquido aumenta a chances de desenvolvimento de tais problemas. “Nas mulheres, por exemplo, o uso do anticoncepcional já é um fator que aumenta o risco de trombose. Com a falta de hidratação, a chance aumenta”, aponta a médica.  

Gabriela Schimith | Foto: Divulgação/Unimed Vitória

É também por isso que os excessos em relação à alimentação e à ingestão de álcool podem ser fatores desencadeadores dos problemas circulatórios arteriais. 

“Esses problemas não vão ser causados apenas pelo que as pessoas comem ou bebem durante as festas de fim de ano. Mas, nas pessoas que já têm hábitos de vida não muito saudáveis, que fumam, que têm uma alimentação gordurosa e não se exercitam, esse excesso pode piorar essa condição, gerando consequências mais graves”, aponta Douglas Covre.  

Hidratação 

Por isso, para prevenir os inchaços e as doenças mais graves, tanto o  hematologista quanto a cardiologista indicam a ingestão de bastante água. “A hidratação faz com que o corpo funcione e o excesso é eliminado pelo rim. Da mesma forma, consumir frutas aquosas, como melancia, morango e melão, é muito bom”, indica Douglas.  

Ao mesmo tempo, é preciso reduzir o consumo de sal (e isso inclui o consumo de produtos industrializados) e de álcool, que provocam retenção de líquido.  

O hábito de colocar as pernas para cima no final do dia pode auxiliar no controle dos inchaços. Os exercícios físicos, como caminhadas, também são recomendados.  

Mas, conforme alerta Gabriela, quem pratica atividade física tem que tomar cuidado para manter a hidratação em dia. “Verão é uma época em que as pessoas costumam querer malhar mais. Mas é preciso escolher horários em que o sol esteja menos intenso e se hidratar sempre, além de repor íons. Água de coco é uma boa indicação, pois ela tem potássio”, explica.  

Todos os sintomas devem ser observados. “Se a pessoa começa a ter inchaço nas pernas, sensação de peso, dificuldade de caminhar e aumento de vasos visíveis na pele, ela deve buscar um médico. A prevenção e a detecção precoce previnem complicações, como infarto e AVC”, diz Douglas. 

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *