Tendência de TI para 20 23: especialista explica os benefícios e funcionalidades do software Containers Docker  

Fundatec oferece bolsa de até 100% para curso de aperfeiçoamento em containers 

Foto: Usinas de Notícias

O mercado da Tecnologia é muito dinâmico, trazendo constantemente novidades. Para 2023 uma das tendências entre os softwares utilizados pelos profissionais da área deve ser o Containers Docker. O nome curioso, que faz referência ao armazenamento de cargas, também revela o objetivo da tecnologia no ambiente virtual. Além de armazenar, também ajudam a isolar dados, entre outras funções que facilitam o desenvolvimento de sistemas.  

De acordo com o professor do Curso Técnico em Informática da Fundatec, Felipe Foliatti, esta tecnologia foi criada em 2006, porém ganhou destaque recentemente, quando os conceitos de DevOps se popularizaram, e tende se fortalecer ainda mais. “Com o surgimento de várias ferramentas de orquestração de containers, a tendência é que cada vez mais tenhamos essa tecnologia sendo utilizada na criação de aplicações, principalmente quando falamos de microsserviços”, comenta. 

O docente explica que o software Docker é uma destas ferramentas desenvolvidas para a utilização dos containers e foi criado em 2013 com as funcionalidades de criação, download, upload e gestão.  

Ter o domínio sobre o funcionamento dos containers é muito importante para profissionais que irão atuar em desenvolvimento, em infraestrutura, dentro de squads de DevOps ou ainda em automação de testes, indica o especialista. “Pela simplicidade de uso e configuração, os containers são utilizados não apenas nos ambientes de staging ou production, mas também no próprio ambiente de desenvolvimento”, comenta. 

Foliatti acredita que em 2023 a tecnologia tende a se popularizar ainda mais e futuramente será de utilidade básica entre os desenvolvedores e ressalta a importância da capacitação destes profissionais. “Entender o funcionamento dos containers, onde são aplicados e as limitações são essenciais para o exercício pleno dessas funções. O conhecimento sobre as diversas ferramentas que trabalham com containers, em especial o Docker, é fundamental para a atuação profissional nos próximos anos”, declara.  

Fundatec oferece bolsa de até 100% para Curso de Aperfeiçoamento em Containers Docker 

A Escola Profissional Fundatec realiza o Curso On-line: Fundamentos em Containers Docker, destinado a estudantes e profissionais da área de Informática que desejem se aperfeiçoar nesta tecnologia. A Fundação oferece bolsa de 100% para estudantes ou egressos do Curso Técnico em Informática da Fundatec, e bolsa de 50% para estudantes da área de TI de qualquer instituição do país.  

O curso é em modalidade on-line assíncrona e possui carga horária total de 4 horas. A capacitação prevê conteúdos teóricos e práticos, como a conceituação de containers, como criar imagens, como realizar aplicações e como fazer a gestão do software. As inscrições podem ser feitas pelo site https://bit.ly/ContainersDockerfdt.  

Fundatec – Fundada em 22 de novembro de 1973, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec é uma organização privada sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, estadual e municipal. Atua na aplicação do conhecimento através de pesquisa, desenvolvimento e inovação e há mais de 45 anos realiza ações de interface na aplicação do conhecimento e da tecnologia tendo como foco o cliente – pessoas e organizações – que buscam na Fundatec oportunidades para seu aprimoramento. Os serviços prestados pela Fundatec incluem: capacitação profissional com cursos de formação Técnica e também de Aperfeiçoamentos, oferecimento de oportunidades de estágio, realização de consultorias técnicas para empresas públicas ou privadas e a realização de concursos e processos seletivos. Saiba mais em www.fundatec.org.br.   

Por Niágara Braga


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *