Veja dicas de como viajar mantendo uma alimentação saudável

Nutricionista do Viver Unimed explica como montar as refeições para garantir saciedade e manter o peso mesmo fora da rotina.

A nutricionista Dalyla Formagine, do Viver Unimed | Foto: Divulgação

Verão, férias, início de ano…para muitos esse é o momento perfeito para fazer passeios mais longos e viajar. Mas, se você costuma exagerar na alimentação durante esses períodos, saiba que com mudanças simples de hábitos é possível manter uma dieta saudável mesmo fora da rotina. Confira as dicas da nutricionista Dalyla Formagine, do Viver Unimed, e entenda como se divertir e manter o peso ao mesmo tempo. 

 Equilibre os carboidratos

Dalyla explica que, quanto mais carboidratos refinados comemos pela manhã, como pães e bolos, mais fome sentimos ao longo do dia. Por isso, é preciso apostar no equilíbrio durante o café da manhã.

“Essa é uma refeição que sempre deve ser feita. Invista em um café da manhã reforçado, com boas fontes proteicas, frutas e fibras e consuma menos carboidratos refinados. É claro que a pessoa pode escolher um pãozinho ou um bolo diferente para compor o prato, mas eles não devem ser os protagonistas. Fazendo isso, as pessoas conseguem se manter até às 15h sem precisar fazer outra refeição”, diz a nutricionista. 

Não confunda sede com fome!

Muitas vezes a sensação de fome pode, na verdade, ser sede. Por isso, tome bastante água ao longo do dia. “Uma boa hidratação ainda ajudará o intestino a funcionar bem. Geralmente o intestino muda um pouco durante as viagens. Para não sofrer com constipação, é necessário se hidratar”, diz Dalyla. 

 “Almojanta”

Depois de investir em um belo café da manhã com frutas e fibras, Dalyla indica que os viajantes podem optar por fazer, durante a tarde, uma grande refeição, que suprirá a necessidade de um jantar reforçado mais tarde. É o famoso “almojanta”. 

“Nessa opção, pode-se investir na culinária local, apostando sempre em pratos com boas porções de proteínas, como carne bovina, frutos do mar e cortes suínos”. 

 Petiscos

Mas, como ninguém é de ferro, caso a fome apareça antes do esperado, tenha sempre na bolsa algum petisquinho preparado. Ao invés de comprar algo na rua de última hora, esteja prevenido. 

“Misturinhas de castanhas e sementes (desde que consumidas moderadamente), barrinha de proteínas e, dependendo do local, algumas frutas, são opções interessantes”, aponta a nutricionista.

Foto em anexo: Dalyla Formagine, nutricionista do Viver Unimed

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *