Casa Porto recebe “Amor, compasso e melodia” a partir do próximo dia 10

Exposição amor, compasso e melodia | Fotos: Divulgação

Sob o nome poético “Amor, compasso e melodia”, a Casa Porto das Artes plásticas, no Centro Histórico de Vitória, capital do Espírito Santo, revela, a partir da próxima terça-feira (10), as obras da artista plástica Lívia Maria Pereira.

Esta será a primeira exposição de Lívia, que é formada em artes visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e professora da rede municipal de ensino de Vitória. “Amor, compasso e melodia” trará ao público 23 obras de tamanho 29,7 cm x 21 cm produzidas com lápis de cor, tinta guache, têmpera guache, têmpera ovo e lápis aquarelado.

A inspiração de Lívia para os trabalhos se origina da sua relação com diversos estilos musicais. As obras foram produzidas enquanto a artista ouvia samba, bachata, cumbia, músicas espanholas e africanas. “O ritmo da música me inspira para riscar e desenhar enquanto ouço”, diz Lívia.

Entre as obras, estão croquis que possibilitam uma percepção mais clara da gestualidade e dos movimentos das imagens que reproduzem os ritmos e sentimentos que as músicas provocam na criadora.

Quem comparecer ao espaço, que está aberto de segunda à sexta das 10 às 18h30 e aos sábados das 10 às 14 horas, experimentará uma viagem sensorial que culmina em obras que convidam o expectador a dançar e submergir em um mundo de música, movimentos e sentimentos.

Os trabalhos revelam contrastes entre o feminino e o masculino com uso de cores quentes e frias em um universo tropical e latino envolto em uma atmosfera de romance e fluidez.

“Quando conheci o trabalho de Lívia fiquei muito entusiasmado. Suas obras valorizam os contornos do corpo feminino, exaltam a sensualidade do amor e a musicalidade das paixões” diz Romullo Souza, produtor da exposição.

“Amor, compasso e melodia” fica em cartaz na Casa Porto até o dia 11 de março. A entrada é franca.

Catálogo Virtual

A exposição de estreia de Lívia Maria Pereira conta também com um catálogo virtual que pode ser conferido aqui.

Sobre a artista

O primeiro contato de Lívia com a arte ocorreu quando criança. Seu avô era cartógrafo, desenhava, fazia esculturas e trabalhava com restauração de obras sacras. Filha e neta de pintoras, Lívia tem em sua família sua maior fonte de inspiração, entretanto, reconhece a importância do curso universitário em seu desenvolvimento artístico.

“A minha formação acadêmica me proporcionou novas descobertas, que me conduziram a criar a minha própria poética. Foi na universidade que conheci as danças e a música latina, que me influenciaram profundamente na produção deste trabalho”, diz Lívia.

Por Pedro Vargas 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *