Vinícola Luiz Argenta lança primeiro vinho com Selo de Indicação de Procedência 

Varietal de Pinot Noir da safra 2022 já pode ser encontrado no mercado 

Típica do pinot noir com tons violáceos | Fotos: Divulgação

A Vinícola Luiz Argenta lança em 2023 o seu primeiro vinho com o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes.  Da linha Pinot Noir L.A. Clássico, o varietal foi produzido 100% com a casta homônima, da safra 2022. Com maturação de 6 meses em barricas de carvalho francês, o vinho fino apresenta 13% graduação alcoólica. O produto já pode ser encontrado na loja virtual da vinícola e em outros estabelecimentos parceiros. 

O primeiro vinho com Selo da IP Altos Montes da Vinícola Luiz Argenta é um clássico de coloração delicada, típica do pinot noir com tons violáceos. O seu aroma intenso é marcado por frutas vermelhas com um leve toque tostado da passagem pela barrica. Em paladar pode ser considerado um vinho agradável, leve e elegante. A bebida pode ser servida com Carnes leves e massas com molhos vermelhos ou funghi, respeitando a temperatura de 16°C a 18°C. 

“A variedade Pinot Noir é muito elegante e versátil, produzimos excelentes vinhos e espumantes com ela. Começamos a colocar o selo da IP nos nossos vinhos a partir da safra de 2022. E o Pinot é apenas o primeiro de muitos que teremos com o selo. Acreditamos muito no potencial, qualidade e identidade do nosso terroir”, declara Daiane Argenta, Diretora Executiva Vinícola Luiz Argenta. 

Ainda este ano, a Vinícola Luiz Argenta pretende lançar mais um rótulo com o Selo da IP Altos Montes, o Chardonnay L.A. Clássico, também da safra 2022. O vinho deve chegar ao mercado ainda em fevereiro.  

Daiane considera muito importante agregar o Selo da IP aos produtos da vinícola, pois a certificação ajuda a promover a qualidade e identidade do terroir. “Se trata de um terroir histórico, onde foram cultivadas as uvas que originaram os primeiros vinhos varietais de uvas viníferas do Brasil. As pessoas precisam conhecer e certamente se encantarão com o que produzimos na nossa Região”, comenta.  

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da Região dos Altos Montes que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.     

Região dos Vinhos dos Altos Montes

Localizada na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de vinhos do país. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por 14 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale, Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Por Niágara Braga


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *