Mariana recebe imóvel centenário restaurado, e história de uma das primeiras bandas do Brasil ganha casa nova

Obras na Casa da Banda, localizada no distrito de Monsenhor Horta, foram realizadas em atendimento a condicionante para construção do reassentamento de Paracatu de Baixo 

Após passar por obras de restauração, o Museu Escola Sociedade Musical São Caetano, também conhecido como Casa da Banda, foi entregue, em dezembro de 2022, ao distrito de Monsenhor Horta, em Mariana, Minas Gerais. O espaço vai abrigar parte do acervo musical da cidade histórica, pertencente à Sociedade Musical São Caetano, uma das primeiras bandas do Brasil.

Tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal, o imóvel tem cerca de 100 m² de área construída e teve  tamanho e fachada preservados. O local conta agora com paredes e alvenaria em adobe (terra crua), pau a pique (madeira) e tijolo cerâmico restaurado. Além disso, as instalações elétricas, hidráulicas e o fogão a lenha foram também restaurados, e a chaminé recuperada.  

Melhorias de acessibilidade foram realizadas, com a construção de uma rampa de acesso e a adaptação do banheiro para pessoas com mobilidade reduzida, substituição de telhas degradadas, restauração do piso e manutenção na alvenaria.

Fotos: Divulgação/Fundação Renova

A Gerente Institucional Regional da Fundação Renova, Lígia Pereira, conta que essa entrega é muito importante para a Fundação Renova, responsável pela execução das obras, tendo em vista a relevância cultural e patrimonial da Sociedade Musical São Caetano. “Esperamos que o novo espaço possa ser aproveitado para manter viva a música, traço tão marcante na identidade da região”, afirma. 

Iniciadas em setembro de 2021, as intervenções foram realizadas em atendimento à condicionante para a construção do reassentamento de Paracatu de Baixo, seguindo o projeto conceitual elaborado pela Prefeitura de Mariana e definidas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (Compat), tendo em vista as obras do reassentamento. Com a entrega, a Prefeitura de Mariana passa a ser responsável pela gestão do espaço.

Casa da Banda 

Fundada em 1836, a Sociedade Musical São Caetano é a mais antiga da região dos Inconfidentes, a terceira de Minas Gerais e a quarta do Brasil. Em 2016, foi reconhecida como patrimônio imaterial de Mariana. 

A Casa da Banda foi usada pela Sociedade Musical São Caetano para aulas de música. Em 1993, a comunidade encontrou partituras, fotos e cartas no sótão de outra casa, de propriedade da família Ramos – que foi uma das fundadoras da banda de Monsenhor Horta. 

O acervo, bastante deteriorado, foi entregue ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para que pudesse ser restaurado. O imóvel nasce, então, como um espaço para abrigar os materiais encontrados, reunindo parte da história do distrito e de sua relação com a música. 

O que são condicionantes?

As ações realizadas pela Fundação Renova podem ser divididas em três tipos, de acordo com o seu objetivo: reparatórias, condicionantes e compensatórias.

Para atividades que vão mudar um ambiente, seja ele urbano ou na natureza, é preciso ter a aprovação ou licença dos órgãos públicos para iniciar a atividade. Algumas licenças podem trazer condições a serem cumpridas para mitigar ou compensar os impactos causados pela atividade. Essas são as ações condicionantes.

Os reassentamentos de Mariana, por exemplo, possuem 166 ações condicionantes, que se relacionam a atividades de gestão e monitoramento ambiental, estudos, repasse de recursos e obras.

Da Redação | Com informações da Fundação Renova


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *