Ricardo Ferraço visita NA Agropecuária para conhecer produção de soja no norte do ES

Fotos: Déll Teixeira Fotografias

A primeira agenda externa oficial do Secretário de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Ricardo de Rezende Ferraço, foi realizada na manhã deste sábado (14), ao visitar a NA agropecuária, no município de Montanha, região norte do estado. O objetivo da agenda foi conhecer o sistema de produção de soja na Fazenda Esplanada, de propriedade Nilson Alves e Vitor Alves (pai e filho).

Durante a visita foi oferecido um café, na residência da sede da fazenda, onde o gestor Vitor Alves falou sobre o empreendimento. De acordo com o produtor, o início da atuação na propriedade rural foi no segmento de pecuária, com a geração de sete empregos diretos, posteriormente, com uma visão mais apurada, iniciou-se o investimento no cultivo de soja para diversificar a produção, passando de sete empregados para sessenta e sete funcionários, aos quais Vitor Alves faz questão de demonstrar gratidão pelo desempenho no funcionamento da fazenda, enaltecendo a importância da qualificação de mão-de-obra, investimentos em tecnologia, boa gestão e políticas públicas.

Em seguida foi realizado um Tour pela fazenda para conhecimento da área plantada e o mecanismo de colheita. Ricardo Ferraço, que também estava acompanhado do Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli da Costa, participou do processo de colheita.

Para Vitor Alves, com tecnologia de ponta e manejo adequado é possível produzir soja norte capixaba. Como a planta exige uma boa disponibilidade de água, o sistema de irrigação é realizado através de pivô.

“A soja entra impulsionando ainda mais a produtividade da propriedade e já fomos agraciados na primeira colheita com 85 sacas por hectare. Os números foram superiores às nossas expectativas e dão ânimo para continuar produzindo no Espírito Santo”, explicou Vitor.

“Extraordinário o que estamos assistindo aqui! O que está acontecendo é uma revolução, uma lavoura de soja com toda tecnologia e inovação, com todos os conceitos relacionados a sustentabilidade, a governança e gestão. Em nome do governador Renato Casagrande e o secretário de agriculta, Enio Bergoli, aqui conosco, estamos cumprimentando o Vitor Alves e o Nilsinho (Nilson Alves). O agronegócio capixaba dá uma extraordinária contribuição para o desenvolvimento econômico e social para o Estado e vendo isso aqui, com esse nível de tecnologia, uma propriedade que dava sete empregos, atualmente empregando quase setenta funcionários. Parabéns Vitor e seus funcionários, isso aqui é fruto de muito esforço coletivo e planejamento. Estamos aqui feliz da vida”, disse Ricardo Ferraço.

Também estiveram presentes os prefeitos de Montanha, André dos Santos Sampaio e seu chefe de gabinete, Bê do Sobrado; O prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro e seu vice Aloísio Souza (Lula); A prefeita de Boa Esperança, Fernanda Milanese; O deputado estadual Freitas; O subsecretário de estado da agricultura, Michel Tesch Simon; O presidente da Câmara de Pinheiros, Edivan Alves, vereadores de Montanha, além de produtores rurais, engenheiros agrônomos e empresários.

Da Redação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *