Núcleo de Estudos Brasil-China recebe medalha da Fraterna Integração Brasil-China

O Núcleo de Estudos Brasil-China é o primeiro, numa Escola de Direito no Brasil, a se dedicar integralmente ao estudo da cultura jurídica chinesa.

O Núcleo de Estudos Brasil-China da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) e o professor Evandro Menezes de Carvalho, coordenador do Núcleo, receberam a Cruz do Mérito da Fraterna Integração Brasil-China. A honraria foi criada em 2003, com o objetivo de fortalecer os laços sociais, culturais e econômicos entre os dois países | Foto: Divulgação

A homenagem e entrega da edição especial de 20 anos da Medalha aconteceu na Cerimônia Solene Mérito Sino-Brasileiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 26 de janeiro, em meio às celebrações do Ano Novo Chinês. Na solenidade, autoridades do executivo e do legislativo dos dois países receberam o reconhecimento. 

O Núcleo de Estudos Brasil-China é o primeiro, numa Escola de Direito no Brasil, a se dedicar integralmente ao estudo da cultura jurídica chinesa. Segundo o professor Evandro, o reconhecimento dessas frentes parlamentares das relações Brasil-China demonstra que o trabalho desenvolvido no Núcleo, com o apoio da FGV Direito Rio, tem sido exitoso.  

Dedicado ao estudo e às relações com a China há 10 anos, o coordenador do Núcleo recebeu a homenagem como um estímulo para continuar aprofundando as relações acadêmicas sino-brasileiras na direção do desenvolvimento do nosso país. “Ao mergulhar no conhecimento sobre a China, descobri um novo horizonte, um novo campo de visão e uma outra forma de olhar para si mesmo e para o mundo. Esforço-me em compartilhar o que tenho aprendido, mas sem deixar de continuar aprendendo com tantos amigos e amigas chineses e brasileiros que se dedicam ao fortalecimento das relações sino-brasileiras”, disse ele. 

A Cerimônia foi realizada pelo Congresso Nacional, por intermédio e esforços institucionais suprapartidários do Grupo Parlamentar Brasil-China do Senado Federal, do Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Cooperação entre os países do BRICS, do Grupo Parlamentar Brasil-BRICS da Câmara dos Deputados, e da Frente Mista em Defesa do Comércio Internacional e do Investimento – FrenCOMEX, em parceria com a Soberana Ordem da Fraterna Integração Brasil-China. 

Participaram da mesa de abertura: Deputada Federal Perpétua Almeida (Presidente da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Cooperação entre os Países do BRICS); Li Han Guang, Presidente da XCMG Brasil Indústria e representante oficial da Presidência da Associação Brasileira das Empresas Chinesas –  ABEC; Deputado Federal Luís Miranda (presidente do Grupo Parlamentar Brasil-BRICS da Câmara dos Deputados); Senador Roberto Rocha (Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China do Senado Federal); Ministra dos Esportes, Ana Moser; Jorginho Mello (Governador de Santa Catarina) e Wilson Lima (Governador do Amazonas). 

O professor Evandro recebeu a Cruz do Mérito da Fraterna Integração Brasil-China das mãos do Deputado Federal Luís Miranda (presidente do Grupo Parlamentar Brasil-BRICS da Câmara dos Deputados) e de Thomas Law (Presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China – Ibrachina e Presidente da Coordenação Nacional Brasil-China do Conselho Federal da OAB). 

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *