Casagrande inaugura obra que expande a oferta de gás natural na região Norte do ES

Fotos: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta sexta-feira (03), a inauguração do gasoduto Linhares, que faz a interligação da rede de distribuição urbana do município à estrutura de transporte de gás. Maior investimento do Plano de Negócios da ES Gás para o primeiro ciclo de operações, a obra consistiu na construção de 28 km de gasoduto, em área predominantemente rural, com investimento de R$ 24,5 milhões.

O empreendimento vai permitir a expansão da oferta de gás natural em até oito vezes, contribuindo para a atração de investimentos energo-intensivos e geração de emprego e renda na região. Com a conclusão da obra, a distribuição de gás natural deixa de ser feita por meio do transporte em carretas com Gás Natural Comprimido (GNC), ampliando também a segurança da atividade e eliminando o risco de desabastecimento.

Em sua fala, o governador ressaltou a importância desse investimento para o desenvolvimento do município e de toda a região norte capixaba. “É uma alegria ter a oportunidade de entregar mais esse investimento aqui em Linhares. O gás natural é uma fonte de energia importante, que também é uma fonte energética de transição. Além disso, o gasoduto vai facilitar a vida de empreendedores, na medida em que não será mais preciso transportar o gás por meio de carretas até o polo empresarial, por exemplo”, disse.

Casagrande prosseguiu: “É uma facilidade a mais para os empreendedores, além da redução de custo, sendo um instrumento para o maior desenvolvimento desta região. Tudo que fazemos é para gerar mais oportunidades para os capixabas. Neste caso, na hora que a gente facilita a utilização do gás, damos condições para que as empresas possam gerar mais atividade, mais empregos e mais renda. Isso que a gente deseja cada vez mais para o Espírito Santo.”

Anteriormente, era necessário o transporte rodoviário de GNC do ponto de recebimento do gás, em Regência, até Bebedouro, onde o insumo era descomprimido para entrar na rede de distribuição. Com a obra, essa fase é dispensada, eliminando cerca de 240 viagens mensais de caminhões que percorriam cerca de 63 km entre os dois pontos, considerando ida e volta.

Com a interligação da rede, a oferta de gás passará de 40 mil metros cúbicos/dia para até 360 mil metros cúbicos/dia, que serão distribuídos pelo gasoduto, localizado em profundidade aproximada de um metro do nível do solo e dois metros da pista, por meio do qual serão abastecidos residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis.

Executada dentro do prazo previsto pela Uniforte Engenharia, empresa licitada para este fim, a obra de interligação passou por uma área predominantemente rural, sem grandes impactos ambientais e sociais. A ordem de serviço foi assinada em 19 de janeiro de 2022. A Licença de Operação do empreendimento foi concedida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em 28 de dezembro, em reconhecimento ao cumprimento de todas as condicionantes listadas pelo órgão.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Ferraço, destacou que esse é um investimento robusto, estratégico no plano de negócios da empresa e com capacidade para contribuir com a promoção do desenvolvimento na região. “Uma ampliação planejada, que permitirá atrair novos projetos, mais negócios, gerando emprego e renda e, com maior segurança. Menos carretas e caminhões com produtos controlados nas rodovias e vias é menos risco à sociedade e aos trabalhadores que atuam nos processos de abastecimento”, afirmou.

Para o diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende, a obra mostra que a Companhia está atenta às expectativas e oportunidades para expandir a rede de distribuição de gás natural no Espírito Santo, levando esta fonte energética a mais pessoas e empresas. “Sabemos o quão o gás natural é um importante elemento indutor do desenvolvimento, e seu enorme potencial em alavancar o incremento de negócios por onde passa, por isso, a entrega deste empreendimento é motivo de grande satisfação para a ES Gás”, pontuou.

“Muitos empreendedores revisam seus planos de negócios por limitação da disponibilidade energética. Estamos dotando Linhares e região da segurança necessária para destravar e atrair investimentos, com o aumento do volume disponível de gás natural. Isso beneficia diretamente as empresas e, indiretamente, o município e a população, com a ampliação da oferta de emprego e renda”, reforçou o diretor de Operações da Companhia, Antonio Fernando Cesar Filho.

Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; o  deputado estadual Lucas Scaramussa; os prefeitos Marcos Guerra (Jaguaré), Daniel Santana (São Mateus), Bruno Marianelli (Linhares), Edmilson (Rio Bananal), Dr. Coutinho (Aracruz) e Micula (João Neiva); além de dirigentes de autarquias, vereadores e lideranças locais.

Por Giovani Pagotto e Cintia Dias


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *