Pediatra dá 10 dicas para garantir a retomada tranquila da rotina de volta às aulas

Planejar os lanches da semana, evitar atrasos e separar um cantinho de estudos podem ser ações simples e fundamentais para que o período seja menos estressante.

Heloísa Helena Ramos Gonçalves, pediatra da Unimed Vitória | Foto: Divulgação

A volta às aulas pode ser um momento desafiador para as crianças. Afinal, a rotina durante as férias é muito diferente e agora é preciso retomar o ritmo acelerado, com agendas lotadas e horários para cumprir. Para os pais também é uma época cansativa, com preocupações que vão desde a lancheira até o uniforme. 

Pensando nisso, Heloísa Helena Ramos Gonçalves, pediatra da Unimed Vitória, região metropolitana do Espírito Santo, elenca dez dicas importantes para ajudar pais e crianças a atravessarem esse período de forma tranquila e sem estresses. 

1 -Estabeleça rotinas. Criar uma rotina diária é fundamental para as crianças cumprirem horários e responsabilidades. Se o seu filho estuda de manhã, o ideal é que ele durma mais cedo. 

2 – Faça listas de tarefas e calendário de atividades. Coloque nelas tudo o que precisa ser feito, incluindo tarefas simples, como separar o material escolar e as atividades ao longo do dia. Já para as atividades da criança, os pais podem criar um calendário de papel ou cartolina e fixar no quarto ou num cantinho de casa.  

3 – Organize tudo com antecedência para evitar correrias. Não deixe para arrumar a mochila e o uniforme no dia, pois isso pode fazer você perder a hora. 

4 – Evite atrasos. Se você mora longe da escola, procure sair minutos mais cedo de casa para que seu filho não chegue atrasado. 

5 – Organize o cardápio semanal. Se a criança leva lanchinhos para a escola, monte um cardápio semanal com os alimentos que serão colocados na lancheira de segunda a sexta. 

6 – Prepare o café da manhã com antecedência.

7 – Aposte em uma agenda de papel para as crianças mais velhas. Peça para que elas anotem diariamente as tarefas importantes, compromissos e datas especiais.

8 – Tenha um cantinho de estudos. É interessante destinar um espaço especialmente para essa finalidade. Para manter a organização da mesa, deixe apenas os itens de uso diário, como porta lápis, agenda, caderno e livros utilizados no dia.

9 – Aposte em produtos organizadores e criativos para o material escolar.

10 – Separe as matérias em um fichário ou no caderno escolar para facilitar a procura e a lição de casa. Conte com a ajuda de pastas de plástico para organizar a papelada.

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *