Polícia Técnica alerta  sobre os riscos do uso de substâncias sintéticas durante folia

Algumas drogas também  são usadas para atos criminosos, como o ‘ Boa noite, Cinderela’, uma mistura de preparos.

Fotos: Divulgação/SSP/BA

Substâncias sintéticas, também conhecidas drogas de espaço fechado, podem ter um resultado letal no primeiro uso. Esse é um dos riscos apontados pela  perita criminal Márcia Maria Portela de Santana, lotada na Coordenação de Análise Instrumental, do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Com o efeito 100 vezes maior que a morfina, o fentanil é uma substância que passou a ser utilizada em festas, como explica a perita criminal. “Ela é uma nova droga de abuso, ou seja, tem sido utilizada com o intuito de dar prazer, não para fins terapêuticos. Os efeitos podem ser diversos, a perda de memória é mais comum, e se consumida com álcool, pode levar à morte”, explicou a profissional.

Cetamina, ecstasy, LSD, DMAA, as  “balinhas” e outras substâncias em outros formatos como microsselo, usadas embaixo da língua, também são comuns em uso nas festas e  deixam as vítimas mais vulneráveis. “Cada corpo tem uma resposta diferente do que é consumido, a depender do tóxico ingerido, pode haver uma interação dos entorpecentes, levando a danos leves ou efeitos colaterais mais graves”, disse a perita.

A profissional também alertou sobre as drogas de rua, como maconha e cocaína. ” A junção desse último ilícito e a cetamina com álcool, pode desencadear  uma overdose e levar a morte”, detalhou.

Boa noite, Cinderela

Algumas drogas também  são usadas  para atos criminosos, como o ‘ Boa noite, Cinderela’, uma mistura de substâncias de origem natural ou sintética. “Fica o alerta para os foliões se atentarem ao seu copo. Na maioria das vezes, as mulheres são as vítimas, mas os homens também estão expostos a esse risco. A interação dos fármacos causa amnésia, perda de consciência, ou seja, a pessoa perde a atenção sobre ela, se tornando mais vulnerável a diversas práticas criminosas”, concluiu.

Ações de combate

A Secretaria da Segurança atuará contra a entrada de entorpecentes nos circuitos, com 42 Portais de Abordagem, funcionando 24h, além de impedir o acesso de traficantes foragidos, com suporte do Reconhecimento Facial.  Os equipamentos ficarão instalados nos acessos aos circuitos Dodô (Barra), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho).

Cento e sete postos, 13 deles integrados, foram instalados nos circuitos tradicionais, além dos carnavais de bairros e na Região Metropolitana de Salvador, para abrigar o efetivo e recepcionar as demandas de turistas e baianos presentes na folia.

O DPT terá equipes especializadas em perícia de constatação de drogas de abuso que irão avaliar os itens apreendidos em ações policiais. Também estão à serviço do cidadão equipamentos para análises balísticas.

Da Redação | Com informações da SSP/BA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *