Findes lança programa gratuito para qualificar mulheres para o mercado de tecnologia 

Objetivo do Senai Tech pras Manas é estimular a inclusão e a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social 

Transformar a vida de mulheres e proporcionar a inserção delas no mercado de trabalho em uma área promissora. É com esse foco que a Findes lança, nesta quarta-feira (08) – Dia Internacional da Mulher -, o programa Senai Tech pras Manas com um curso especial de Programação Web, totalmente gratuito.  

Serão 100 vagas distribuídas nas unidades do Senai de Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. A oportunidade é para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos. As inscrições poderão ser realizadas na unidade Senai de interesse. 

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Oportunidade Brasil (IOB) e a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on), que juntos com a Findes e o Senai acreditam que o programa vai cumprir dois papeis importantes: o de estimular a participação feminina no mercado de trabalho de tecnologia e o de suprir uma demanda crescente por profissionais nessa área. 

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostram que em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos no país, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área. O salário inicial é de R$ 2.400,00. 

Faltam profissionais e faltam ainda mais profissionais mulheres. De acordo com levantamento da Serasa Experian, em parceria com a ONU Mulheres, o público feminino corresponde a apenas 17% do total de programadores.  

Diante dessa perspectiva, o Senai acredita na força da mulher de conquistar os seus espaços e fazer a diferença na transformação do mundo dos negócios, da tecnologia e da inovação.  

“A capacitação profissional é uma ferramenta essencial para ajudar mulheres em vulnerabilidade social a se tornarem mais independentes, confiantes e capazes de tomar decisões e alcançar seus objetivos no mercado de trabalho. Não vamos só capacitá-las, vamos ajudá-las a conquistar uma oportunidade de emprego. Estamos trabalhando com parceiros que apoiam a iniciativa e acreditam no potencial dessas mulheres”, pontua a presidente da Findes, Cris Samorini. 

Com o curso, de carga horária de 200 horas, as alunas terão noções básicas sobre língua portuguesa, matemática e informática básica, e desenvolverão capacidades técnicas e socioemocionais para codificação de interfaces baseadas em UX (Experiência do Usuário) e UI (Interface do Usuário) em aplicações web, considerando as necessidades do usuário. Além disso, as aulas serão voltadas para codificação front-end e abordará conceitos de Lógica de Programação, HTML, CSS, JavaScript, frameworks, dentre outros. 

Por Natália Magalhães


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *