Dia Mundial do Consumidor: Especialista destaca o conhecimento dos direitos como ponto alto da data

Em entrevista ao FGV Notícias, Joelson Sampaio, professor de Economia da FGV EESP destaca a importância da data para os consumidores, pontuando alguns direitos fundamentais que todo cidadão deve saber

Foto: FGV

Conscientizar e proteger os direitos dos consumidores em todo o mundo é um dos objetivos do Dia Mundial do Consumidor. Isso é possível através dos processos de transparência por parte das empresas, buscando garantir que os clientes tenham o máximo de informações sobre os produtos, serviços e seus direitos.

Em entrevista ao FGV Notícias, Joelson Sampaio, professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), destaca a importância da data para os consumidores, pontuando alguns direitos fundamentais que todo cidadão deve saber. Além disso, salienta as movimentações dos varejistas chineses em grande expansão.

O especialista pontua a importância de garantir que as empresas atuem de forma justa e ética, para que, dessa forma, seja assegurado que os consumidores não sejam lesados. É importante, portanto, que eles tenham acesso à informação sobre os seus direitos.

Veja abaixo alguns direitos do consumidor considerados importantes nesse processo:

  • Direito à segurança

Considerando itens como garantia de que os produtos não causem danos físicos ou mentais aos consumidores ou aos seus bens;

  • Direito à informação

Todas as informações sobre os produtos e serviços precisam estar plenamente disponíveis aos consumidores, com instruções de uso e potenciais riscos de sua utilização ou consumo;

  • Direito à reparação

O direito de buscar reparação por danos causados por produtos ou serviços defeituosos. Isso inclui a garantia de que as empresas forneçam mecanismos de reclamação e resolução de disputas eficazes.

Varejistas chineses e a relação com o mercado de consumo

Os varejistas chineses têm crescido significativamente nos últimos anos e estão se expandindo rapidamente no mercado global. Além do e-commerce, essas empresas também estão crescendo em outras áreas, como serviços de entrega e entretenimento digital. A China tem sido um dos principais impulsionadores do crescimento global do comércio eletrônico e espera-se que continue sendo uma força significativa nos próximos anos. 

Em relação aos varejistas chineses que atuam no mercado global, eles têm enfrentado algumas dificuldades recentemente, como as tensões comerciais cos Estados Unidos e a pandemia de COVID-19, que afetou a cadeia de suprimentos global.

No entanto, essas empresas continuam a crescer e a expandir sua presença globalmente. Em resumo, a expansão dos varejistas chineses é uma tendência importante no mercado global e pode ter impactos significativos no mercado de consumo no Brasil.

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *