ES poderá ser entrada para vinho eslovaco

Intenção do país do leste europeu de exportar vinhos ao Brasil pelos portos capixabas foi apresentada ao presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, que cumpre agenda na Eslováquia

Deputado Marcelo Santos acompanhado de produtores de vinho e embaixadores da Eslováquia e de Cuba | Foto: Guto Netto

Explorar as oportunidades de exportação de vinhos eslovacos para o mercado brasileiro através dos portos capixabas. Esse foi o objetivo da agenda do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), que nesta sexta-feira (17) visitou produtores locais para conhecer as técnicas e tecnologias utilizadas na produção.

“Essa foi uma agenda muito importante porque o Espírito Santo pode se tornar uma porta de entrada para que esses vinhos premiados ao redor do mundo cheguem ao Brasil através dos portos capixabas”, comentou o presidente.

A Eslováquia possui em torno de 400 produtores de vinhos, em um território de tamanho semelhante ao do Espírito Santo. Seus rótulos, especialmente os brancos e rosés, têm recebido prêmios internacionais nos últimos anos.

Segundo o Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Espírito Santo (Sindiex), a importação de vinhos segue em franco crescimento no Espírito Santo. O Estado é o segundo maior importador de vinhos (em número de garrafas) do país e, em 2022, somou 32 milhões de garrafas importadas – em valores, a cifra alcançou os US$ 80 milhões.

Os principais parceiros comerciais na importação de vinhos para o Espírito Santo são Chile, Argentina, Portugal e Itália.

Intercâmbio

Além da crescente produção vinícola, Marcelo Santos conheceu técnicas de transformação de penas de aves em fertilizantes, purificação e água para reuso e de filtragem de óleos de máquinas para reutilização. “Essa tecnologia permite reutilizar entre 40% e 70% dos óleos que são despejados na natureza, protegendo o meio ambiente e até barateando os custos operacionais“, complementou Marcelo, que adiantou já estar organizando uma comitiva eslovaca para visitar o Espírito Santo.

As técnicas, de acordo com o presidente, poderão beneficiar, por exemplo, o município de Santa Maria de Jetibá, que é o maior produtor de ovos de galinha do Brasil, com produção de 4,35 bilhões de ovos no ano passado. “É uma forma de aproveitar o material que já existe em abundância no município”, explicou o parlamentar, que acrescentou:

“Convidei uma comitiva eslovaca para conhecer as potencialidades do Estado por entender que essa troca de experiências é uma ótima oportunidade para estreitar as relações comerciais entre os dois países e, quem sabe, abrir novas possibilidades de negócios”, declarou Marcelo Santos.

O Espírito Santo tem potencial para ampliar a exploração de petróleo e gás, além de possuir um complexo portuário que merece ser explorado para que o Brasil e o mundo se comuniquem pelos portos capixabas. Ele acredita que essa visita à Eslováquia e a troca de experiências com a Europa pode fomentar toda uma cadeia produtiva favorável ao desenvolvimento do Estado.

As agendas oficiais do presidente seguem na próxima semana na capital Bratislava.

Por Assessoria da presidência da Ales


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *