Moradores de Linhares têm até o dia 2 de abril para aderir ao Sistema Indenizatório Simplificado  

Sistema implementado para atender categorias informais ficou 30 meses disponível e será fechado, inclusive em Regência e Povoação, exceto em Degredo, por decisão judicial 

O Sistema Indenizatório Simplificado será encerrado em etapas, por decisão da Justiça, para garantir que todas as localidades tenham o mesmo prazo de adesão: 30 meses ou 882 dias. Em Linhares (ES), inclusive em Regência e Povoação, exceto em Degredo, o prazo será encerrado no próximo dia 2 de abril, por decisão judicial.  

A análise dos requerimentos já abertos na localidade seguem mesmo após o encerramento de novas entradas. O tratamento dos requerimentos segue os prazos determinados judicialmente e envolve, além das etapas de responsabilidade da Fundação Renova, o tempo de envio de documentos pelos advogados.  Os pagamentos dos elegíveis serão realizados após a homologação pela Justiça.  

Linhares foi a quarta localidade a ter acesso ao Sistema Indenizatório Simplificado, implementado pela Fundação Renova por decisão da 4ª Vara Federal (antiga 12ª Vara Federal) para indenização das categorias com dificuldade de comprovação de danos.  Baixo Guandu, Naque e São Mateus também já encerraram as adesões. 

Histórico  

Implementado em agosto de 2020 pela Fundação Renova por determinação do Poder Judiciário o Sistema Indenizatório Simplificado é uma alternativa para indenização dos danos ocasionados pelo rompimento da barragem de Fundão.  

O Sistema torna possível que categorias com dificuldades de comprovação de danos, como lavadeiras, artesãos, areeiros, carroceiros, extratores minerais, pescadores de subsistência e informais, entre outros, sejam indenizadas. O sistema também indeniza Dano Água e categorias formais como pescadores profissionais, proprietários de embarcações e empresas como hotéis, pousadas e restaurantes.  

 Reparação  

Considerando as ações de compensação e reparação no Espírito Santo e em Minas Gerais, o valor ultrapassa R$ 28,42 bilhões até janeiro de 2022, sendo R$ 13,70 bilhões em indenizações e auxílios financeiros emergenciais para mais de 410,8 mil pessoas. 

Por Kennya Gava


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *