Policiamento baseado em evidências pode contribuir para segurança pública racional, aponta estudo

O artigo apresenta as principais exigências para a implementação do policiamento baseado em evidências

Foto: FGV

No Brasil, há uma forte pressão social para que a polícia atue como “justiceira”, baseada em sentimento de vingança e no uso de força desmedida. O policiamento com abordagem centrada na racionalidade e na ciência pode mudar esse cenário, aponta artigo com a participação do pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) Rafael Alcadipani, publicado na revista “Cadernos EBAPE.BR”. 

Os autores realizam ensaio teórico retomando debates da literatura internacional sobre segurança pública. O estudo aborda o conceito de policiamento baseado em evidências, em que as tomadas de decisão pública ocorrem por estratégias com frequência ancoradas em sistemas de gestão e de tecnologia de informação para garantir a eficiência das ações. 

O artigo apresenta as principais exigências para a implementação do policiamento baseado em evidências. O primeiro passo seria realizar a avaliação de índices criminais e de atividades de inteligência, de forma que também seja possível facilitar a construção de índices de governança, informações que podem contribuir para a reconquista da legitimidade das organizações policiais. 

Outros elementos importantes para o processo são a formação de lideranças organizacionais e o desenvolvimento de tecnologias que facilitem a circulação de informações entre as organizações policiais para a tomada de decisões com mínimas chances de erro. Por fim, os autores citam a criação de redes de relacionamento com universidades e centros de pesquisa, permitindo que as organizações policiais aproveitem estudos e análises úteis para seu trabalho.

Da Redação | Fonte: FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *