Escuta Social no Litoral Sul indica prioridades para o PPA Estadual da Bahia

Foto: Claudionor Jr/SEC

Os estudantes do Colégio de Tempo Integral Adeum Hilário Sauer, localizado no município de Itabuna, tiveram uma programação especial nessa quinta-feira (23), quando uma aula de cidadania aconteceu, durante todo o dia, no auditório da escola: a plenária para escuta social do PPA Participativo do Governo da Bahia. Os estudantes se juntaram às autoridades estaduais, municipais e representantes das entidades da sociedade civil para debater as prioridades de investimento e sugestões de iniciativas no Território Litoral Sul.

Tailane Guimarães, estudante do segundo ano do Ensino Médio, participou pela primeira vez de uma plenária do PPA, que acontece de forma aberta à toda sociedade, desde 2007, em todos os 27 Territórios de Identidade do Estado. A estudante avaliou a experiência, destacando a importância das áreas da educação e da cultura para os jovens. “Precisamos reabrir os centros de cultura e artes e também de mais inclusão nas escolas. A gente tem a segunda língua original brasileira, a Libras que não é ensinada em todas as escolas. Eu acho que isso é um meio de inclusão que devia ser ensinado em todas as instituições públicas”.

Presente na plenária em Itabuna, sua terra natal, a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, destacou o orgulho e a alegria por participar da construção do PPA Participativo, representando o governador Jerônimo Rodrigues. “É um marco de uma gestão democrática. Com ele, o governo legitima e consolida, cada vez mais, a implementação das políticas públicas nas diferentes áreas, como a Educação, ao viabilizar a participação popular”.

A Educação, inclusive, é uma das áreas que têm recebido mais atenção da gestão estadual no Litoral Sul, com as obras de construção e modernização de escolas para expansão do ensino em tempo integral. Nesta quinta-feira, de forma paralela à plenária do PPA Participativo, o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Ilhéus para inaugurar mais uma nova unidade de ensino com infraestrutura completa, o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa.

Entre as propostas para inclusão no PPA priorizadas pelos 10 GTTs – Grupos de Trabalho Territoriais, que se debruçaram, ao longo dos meses de fevereiro e março, sobre os principais desafios enfrentados por quem vive no Litoral Sul, a questão prioritária também foi na área da educação visando “elevar o índice de aprovação e reduzir o índice de abandono, por meio da revitalização da alimentação escolar, da formação continuada dos profissionais da educação e auxílio-transporte para que o aluno continue estudando e com a criação de um ambiente e escuta do corpo docente, discente e família”.

Já durante a votação das propostas apresentadas, durante a realização da plenária do Litoral Sul, as áreas mais destacadas foram a segurança, visando aumentar a eficiência na prevenção, repressão e contenção da criminalidade, com a descentralização do centro de Operações de Inteligência para as coordenadorias de Ilhéus e Itabuna, e a segurança alimentar com a construção de dois restaurantes populares, oferecendo no mínimo 3000 refeições diárias por restaurante, com produtos adquiridos da agricultura familiar.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, o presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB e prefeito de Belo Campo, Quinho, o coordenador executivo do Codes – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, Jonas Paulo, a coordenadora de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Mary Cláudia, o presidente da Câmara Municipal de Itabuna, Erasmo Ávila, além de deputados estaduais, vice-prefeitos e ex-prefeitos foram algumas das autoridades presentes na Plenária do PPA Participativo do Território Litoral Sul.

Território Litoral Sul

Formado por 26 municípios, ocupando uma área de 14.7 mil km², o que equivale a 2,6% da extensão territorial da Bahia, o Território de Identidade Litoral Sul concentra uma população de aproximadamente 732 mil habitantes, a maior parte (214 mil) no município de Itabuna. O Litoral Sul é destaque no estado da Bahia pelo perfil turístico associado ao extenso litoral.

Popularmente conhecido como Costa do Cacau, o território é um composto de mata atlântica, reservas da lavoura cacaueira e praias de água morna, que se estendem desde Maraú até Canavieiras, compreendendo os municípios de Ilhéus, Una, Uruçuca e Itacaré, este último um dos principais destinos do ecoturismo na Bahia.

De acordo com dados divulgados pela SEI – Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento – Seplan, no ano de 2019, o PIB do Território do Baixo Sul alcançou a marca de R$ 12,7 bilhões, com renda per capita anual de R$ 17 mil. Com relação à distribuição da atividade econômica por setores, destaca- se o Comércio e Serviços (68,5%), seguido pela Indústria (23,1%) e a Agropecuária (8,4%).

Os seguintes municípios fazem parte do território: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau-Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una, Uruçuca.

Da Redação | Com informações da Ascom/Seplan


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *