Marcelo conhece gestão de centro agroalimentar

Na Itália, presidente da Assembleia Legislativa visitou exemplos de gestão de centros de distribuição, logístico e de incineração de lixo

Marcelo Santos foi recebido pelos gestores do centro agroalimentar Veronamercato | Fotos: Guto Netto

Referência em organização, limpeza e logística, o Veronamercato foi ponto de parada no último dia da agenda oficial do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), na Europa. O parlamentar conheceu de perto importantes iniciativas que podem ser aplicadas no Espírito Santo, em busca de crescimento e desenvolvimento para o Estado.

O presidente do Veronamercato, Marco Dallamano, apresentou o modelo de gestão do mercado de alimentos na cidade italiana, que pode servir de referência para a Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa). O presidente do empreendimento se ofereceu para fornecer o projeto e para fazer intercâmbio com a central do Espírito Santo.

“O Veronamercato funciona há 20 anos e muitos tentam copiar o seu modelo, mas nunca conseguem. A organização e a limpeza são os principais diferenciais da administração do mercado. Vamos trabalhar junto com o governo do Estado a possibilidade de mudar a Ceasa para um lugar de fácil acesso logístico e com espaço para crescimento, com um novo modelo de operação, capaz de oferecer uma melhor prestação de serviços”, afirmou Marcelo Santos.

Localizado em Verona, região do Vêneto, o mercado tem 550 mil metros quadrados, divididos em quatro partes e um corredor de 850 metros de extensão. Abriga em sua área 50 empresas com 92 boxes. Cerca de 2 mil pessoas visitam o mercado diariamente, dependendo do período do ano, comercializando cerca de 450 mil toneladas de produtos por ano, sendo 80% italianos e 20% de outros países. Metade de tudo que é comercializado no mercado é exportado.

Logística

Marcelo Santos também pôde conhecer mais as atividades de um dos entrepostos mais importantes da Europa. O Consórcio ZAI, localizado na Quadrante Europa, é um condomínio empresarial com atividade voltada para o setor logístico, com operações em diferentes modais.

O consórcio tem parceria com a Universidade de Verona, onde oferece cursos de logística. Conforme apresentado, o modelo de importação e exportação – com a liberação da carga no momento em que chega ao entreposto e todo o processo aduaneiro durante o transporte da carga – assegura mais eficiência na operação.

O diretor-geral do consórcio, Nicola Boaretti, explicou que a maior parte da chegada das cargas é feita por trem e, em seguida, transferida para caminhões, com agilidade burocrática e operacional. São movimentadas cerca de 16 mil toneladas por ano, em uma área que abrange mais de 1 milhão de metros quadrados, com diversos produtos, mas com forte presença de veículos.

A logística do consórcio é voltada principalmente para o norte da Europa, e há planos para uma ligação ferroviária com Napoli e Livorno para chegar aos portos italianos. O Consórcio ZAI abriga cerca de 140 empresas de logística, gerando cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos em uma área total de 4,5 milhões de metros quadrados. São movimentados 25 trens por dia, que partem ou chegam a diversos países.

Gestão de resíduos

O processo de transformação do lixo em energia realizado na Usina Termovalorizadora de Brescia marcou o encerramento da agenda de Marcelo Santos na Itália. Ele conheceu mais sobre a incineração de lixo doméstico e transformação em energia elétrica e calor para o sistema de aquecimento da região, com baixo teor poluente.

A usina é considerada um exemplo de tecnologia avançada na gestão de resíduos sólidos, com capacidade de processar 400 toneladas de lixo por dia. Além disso, a incineradora gera energia limpa para abastecer a cidade de Brescia e arredores, beneficiando cerca de 700 mil pessoas.

Marcelo Santos destacou a importância de investir em tecnologias sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos no Espírito Santo. “Precisamos encontrar soluções inovadoras para lidar com o grande volume de lixo que produzimos diariamente. A usina de Brescia é um exemplo de como é possível transformar um problema em oportunidade”, afirmou o parlamentar.

Com essa visita oficial à Europa, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo teve a oportunidade de conhecer importantes iniciativas e tecnologias que podem ser aplicadas no estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.

“Trago na bagagem muitas informações importantes para, junto com o governo, tentar implementar em nosso Estado. Fizemos convites para garantir esse intercâmbio de conhecimentos e para garantir oportunidade de negócios através dos nossos portos. O Espírito Santo tem tudo para ser uma grande potência, o que precisamos é utilizar nossa infraestrutura logística e divulgar nossas potencialidades para o Brasil e o mundo”, concluiu.

Por Redação web Ales | Com informações da assessoria de imprensa


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *