Museus comemoram 474 anos de Salvador com exposições, música e bate-papo

Confira a programação gratuita do MAM, Museu Udo Knoff, Palacete das Artes e MAB

Museu de Arte Moderna – MAM – Localizado na avenida contorno em Salvador-Ba | Fotos: Robson Mendes/AGECOM

Museus da capital baiana apresentam programação especial em comemoração aos 474 anos da cidade de Salvador, celebrado no dia 29 de março. O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) abre a exposição “Uanga”, do artista baiano J Cunha; o Museu Udo Knoff apresenta “Cidade Rosa: Alteridade, Diversidade e Performance”, do artista Wagner Lacerda; o Palacete das Artes realiza apresentações de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba); e o Museu de Arte da Bahia (MAB) lança uma exposição virtual e faz um bate-papo com o historiador Rafael Dantas e o fotógrafo e artista visual Diego Sei sobre o tema “Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá”.

Confira programação completa.

Localizado no Solar do Unhão, o MAM apresenta uma retrospectiva da vida do artista baiano J Cunha, de 1960 a 2023. Considerado um artista de múltiplas linguagens que atua como artista plástico, figurinista, coreógrafo e designer, J Cunha criou figurinos para o Grupo Viva Bahia, Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Bloco Afro Ilê Aiyê. Para compor o acervo da exposição “Uanga”, que significa encantamento na língua bantu, foram retirados da casa do artista três caminhões de obras e peças entre telas, documentos, e instalações referentes à cultura negra e indígena. A abertura da exposição acontece no dia 29 de março, às 18h, e permanecerá para visitação gratuita até setembro.

No Pelourinho, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica lança a exposição “Cidade Rosa: Alteridade, diversidade e performance” em parceria com o professor doutor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Wagner Lacerda. Com curadoria de Ricardo Biriba, a exposição é composta por 20 obras, incluindo imagens fotográficas impressas em canvas, pinturas em acrílico sobre tela, vídeos, instalações e projeções. A arte de Lacerda encanta e ao mesmo tempo provoca e problematiza com temas atuais e necessários, tais como misoginia, racismo e LGBTQIAPN+Fobia. A abertura acontece no dia 29 de março, às 15h, também com acesso gratuito.

Música

Já o Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça, vai comemorar a data com apresentações de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A Bahia Cordas se apresenta no dia 28 de março, às 16h; a Opus Lumen, no dia 29, às 17h; e a camerata Quarteto Novo, no dia 30, às 16h, sempre com acesso gratuito. Além de apreciar a música erudita e popular, o público poderá conferir também a exposição “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, que permanece aberta para visitação com mais de 90 obras de sete décadas de vida do multiartista Juarez Paraíso.

Roda de Conversa

E no Corredor da Vitória, o Museu de Arte da Bahia (MAB) promove uma exposição virtual e um bate-papo presencial para celebrar o aniversário de Salvador. A exposição virtual “Salvador, Memória das Águas” do fotógrafo e artista visual Diego Sei e da arquiteta e urbanista Camila Novaes será lançada no Instagram do MAB, no dia 29 de março. No dia seguinte, a roda de conversa sobre o tema “Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá”, com o historiador Rafael Dantas e o fotógrafo e artista visual Diego Sei, acontece às 17h, na Biblioteca de Artes José Pedreira do MAB.

Da Redação | Com informações da Assessoria de Comunicação – SecultBA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *