A confiança que depende dos pés

Confira dicas e cuidados para se livrar das dores nos pés. Problemas podem ir além da saúde física e afetar até sua autoestima

Foto: Divulgação

Ao sair de casa pela manhã um incomodo crescente aumenta a cada passo. A dor transforma qualquer caminhada corriqueira em desafio. Damos cerca de sete mil passos por dia, logo, um problema de mobilidade não pode ser ignorado e vai além da saúde física, podendo minar a autoestima e o humor.

“Os pés sustentam nosso corpo o dia inteiro, cuidar deles é essencial. Oferecemos soluções para o conforto dos pés que passam por ajustes no sapato e chegam aos itens de conforto, prevenção e gestão de dores e desconfortos”, disse Marcos Alexandre, da Sapataria do Futuro São Paulo.

Confira abaixo dicas para cuidar dos pés. Desde banhos em chá até esfoliantes naturais, há soluções muito simples para manter o bem-estar e a confiança em alta.

O banho secreto dos pés

O chá tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem o inchaço e dor nos pés. Basta preparar um bule de chá, deixar esfriar até uma temperatura confortável e nele mergulhar os pés por 15 a 20 minutos. Experimente fazer uma vez por semana, relaxante e revigorante. O chá verde é uma boa pedida. 

Esfoliação revelada

Seus pés são frequentemente expostos a superfícies ásperas e fricção, o que pode levar a calos e pele seca. Uma vez por semana, use esfoliantes naturais como Óleo esfoliante Coco Rose, Pedra Pumi e Sal Epsom. A esfoliação hidrata, uma boa solução para deixar seus pés sempre macios de novo.

Gestão de dores

A saúde dos pés passa pela prevenção e gestão de dores. Muita gente não sabe, mas no mercado existem anéis de resistência para pontos sensíveis nos dedos, protetores para diferentes partes doloridas, palmilhas ortopédicas e itens que atenuam dores e atuam na gestão de danos. Para sapatos novos que provocam calos, a solução são os adesivos para calosidade, ideais para proteger regiões de atrito.

Uma rotina facilmente esquecida

Qual o principal mal que acomete o calcanhar? A fascite plantar. Uma maneira de prevenir essa condição é alongar os pés e as panturrilhas diariamente. Exercícios simples, como rolar uma bola de tênis sob o pé ou ficar em pé em um degrau e abaixar os calcanhares, ajudam a manter os pés flexíveis e saudáveis. Uma dica é fazer essas práticas todos os dias logo após acordar.

O sapato certo

Invista em um sapato confortável. Se você sofre de joanetes ou outras dores, é melhor evitar calçados apertados que podem aumentar desconfortos. Em vez disso, opte por sapatos com biqueira larga que permite que seus dedos se espalhem e se movam naturalmente, principalmente o dedão. Tênis também são boa opção nesses casos.

Pise certo

Se você tem pés chatos, arcos altos ou outras condições nos pés, palmilhas ou órteses fornecem suporte e conforto adicionais. Esses dispositivos são projetados para caber dentro de seus sapatos e ajudam a distribuir seu peso de maneira mais uniforme, reduzindo a tensão e impactos ao caminhar. Há dezenas de produtos disponíveis para oferecer apoio de base e lateral na proteção dos pés, conforme aponta Marcos Alexandre, da Sapataria do Futuro, quem comercializa esse tipo de produto. A palmilha é parte fundamental no conforto do caminhar. Pessoas idosas ou com necessidades especificas de locomoção podem ganhar estabilidade com as opções de solados de estabilidade. Existem casos em que é necessário consultar um ortopedista antes de escolher.

Crème de la crème dos cuidados

Assim como o resto do seu corpo, seus pés precisam ser hidratados regularmente para se manterem saudáveis e macios. Aplicar um creme ou loção para os pés diariamente pode ajudar a prevenir ressecamento, rachaduras e outros problemas de pele. Procure produtos com ingredientes como manteiga de karité ou óleo de coco para hidratação máxima e aplique diariamente após o banho.

Cuidar dos pés é cuidar de você em detalhe. Mantenha seus pés saudáveis, bonitos e sem dor. Você merece nada menos que a melhor saúde e a mais alta autoestima.

Por Flávio Borgneth | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *