Cynthia Grillo aponta ações de combate à pobreza no Espírito Santo

Titular da Setades, Cynthia Grillo destacou em reunião da Comissão de Assistência Social as iniciativas do governo para atender a população vulnerável

Secretária Cyntia Grillo | Foto: Ellen Campanharo

Quase 100% das famílias capixabas que se encontram na extrema pobreza já foram atendidas pelo Bolsa Capixaba, programa de transferência de renda estadual de combate à fome. A informação é da titular da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Cyntia Figueira Grillo, durante a reunião ordinária da Comissão de Assistência Social da Assembleia Legislativa (Ales), nesta segunda-feira (10), no Plenário Rui Barbosa. 

Conforme a secretária, durante o ano de 2022, foram investidos R$ 57,560 milhões no programa. Até março deste ano já são pouco mais de R$ 15 milhões. Cyntia Grillo observou que os investimentos na área de assistência social no Espírito Santo têm sido um dos maiores de sua história. O programa de segurança alimentar e nutricional é uma política de Estado e atende a 71 municípios capixabas, afirmou.

Além do combate direto à fome com o Bolsa Capixaba, outra ação ressaltada pela convidada na área assistencial foi a Compra Direta de Alimentos (CDA) da agricultura familiar. O programa possibilita o fornecimento de alimentação de qualidade, por meio dos municípios, para pessoas e comunidades urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade.    

A titular da pasta também destacou outros programas, como o ES Solidário (realizado durante a pandemia) e o Cartão Reconstrução (para ajudar os atingidos pelas enchentes). Grillo também informou dos investimentos que vêm sendo feitos na construção, reforma ou ampliação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no estado.

Cyntia Grillo esteve na Comissão de Assistência Social atendendo a convite para apresentar o que a Setades tem realizado na área de assistência social. A deputada Raquel Lessa (PP), presidente do colegiado, agradeceu a exposição da secretária e lembrou a importância dessa pasta para os municípios atenderem as demandas da população. O deputado Lucas Polese (PL) também participou dos trabalhos.

Por Aldo Aldesco


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *