Braskem promove qualificação profissional para moradores da Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Programa em parceria com o SENAI oferece cursos de Caldeireiro de Manutenção, Pintor de Obras e Montador de Andaimes

Programa de Capacitação Profissional | Foto: ATcom

Um total de 99 moradores da Região Metropolitana de Salvador (RMS) voltou nesta terça-feira, 2, à sala de aula em busca de um melhor preparo para enfrentar o mercado de trabalho. Eles participam do Programa de Qualificação Profissional, que oferece cursos técnicos gratuitos nas áreas de Caldeireiro de Manutenção, Pintor de Obras e Montador de Andaimes. Promovido pela Braskem em parceria com o SENAI, a iniciativa tem o objetivo de melhorar a empregabilidade de jovens e adultos que vivem no entorno do Polo Industrial de Camaçari.

Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, a educação é uma ferramenta de transformação social. “Como existe uma forte demanda na indústria por profissionais qualificados, queremos contribuir com as ferramentas adequadas para melhorar a empregabilidade dessas pessoas”, afirma. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria no ano passado, cinco em cada dez indústrias brasileiras enfrentam a falta de trabalhador qualificado.

Cada curso ofertado conta com 33 vagas, sendo as aulas realizadas na modalidade presencial, na unidade do SENAI em Camaçari, no turno vespertino. Ao final do curso, o profissional capacitado em caldeireiro de manutenção poderá atuar na área de manutenção e montagem industrial em empresas de diversos setores. Ler e interpretar desenhos técnicos e plantas industriais; fabricar ou reparar caldeiras, tanques e reservatórios; recortar e modelar barras perfiladas de materiais ferrosos são algumas das habilidades específicas que serão aprendidas pelos alunos.

Já o pintor de obras estará qualificado para a realização de revestimento industrial com proteção anticorrosiva. Além disso, poderá fazer pinturas em superfícies metálicas, de madeira e alvenaria, com a preparação da superfície, como limpeza e tratamento. O aluno que receber o certificado de montador de andaimes, atuará em planejamento, montagem e desmontagem de andaimes, através de projetos específicos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

O Programa de Qualificação Profissional é uma das iniciativas da Braskem na área de educação, que é um dos pilares da companhia de Responsabilidade Social. Os cursos não garantem a contratação dos alunos, mas contribuem para melhorar a condição de empregabilidade deles.

Por Mateus Ribeiro e Suely Temporal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *