Projeto abre caminhos para inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho

Iniciativa da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) contribui para que as pessoas com deficiência intelectual conquistem emprego.

Entrar no mercado de trabalho não é missão das mais fáceis e é ainda mais desafiador para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, o que é uma reflexão importante para o mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio.  Por meio do programa Emprego Apoiado, a Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES) vem contribuindo para promover a inclusão das pessoas com deficiência, encaminhando-as ao mercado para ocupar posições de acordo com as particularidades de cada candidato(a).

Iniciado no ano passado no Espírito Santo, o Emprego Apoiado já encaminhou 15 pessoas ao mercado de trabalho, 30% das quais foram contratadas e estão atuando. Uma delas é o jovem Victor Augusto Martinelli, de 19 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A Apae é uma instituição que realiza sonhos de pessoas que, como eu, querem trabalhar e conseguir independência”, conta ele, que frequentava a Apae Serra e hoje é auxiliar administrativo no setor de estágio do Instituto Formar, instituição que auxilia trabalhadores na busca de emprego.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2019), a taxa de participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de 28,3% no Brasil. Programas como o Emprego Apoiado buscam contribuir para ampliar esse índice, já que a taxa de desocupação é maior entre trabalhadores(as) com deficiência: 10,3% contra 9% das pessoas sem deficiência, conforme aponta o IBGE. Ainda segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 17,2 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a pouco mais de 8% da população.

Nas Apaes e coirmãs, instituições que compõem a Feapaes-ES, são cerca de 9 mil pessoas cadastradas para atendimento. “Atuamos para acolher e incluir essas pessoas. A colocação delas no mercado de trabalho é um dos desafios que estamos buscando superar a partir de iniciativas como o Emprego Apoiado”, destaca o presidente da Feapaes, Vanderson Gaburro.

Por Marcela Reis | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *