Mulheres quilombolas do Morro da Arara concluem Curso de Corte e Costura e planejam ampliar ateliê

Elas fazem parte da turma contemplada no curso de qualificação realizado pela Cáritas Diocesana de São Mateus com recursos repassados pela Suzano.

Fotos: P6 Comunicação

O ateliê Mulheres Quilombolas do Morro da Arara é uma iniciativa que visa fomentar a geração de renda a partir do empreendedorismo feminino. O ateliê já existe há cinco anos na comunidade Morro da Arara, localizada em São Mateus, região norte do Espírito Santo, e ganhou reforço após ser contemplado em projeto da Suzano, tendo acesso a recursos para aquisição de máquinas e equipamentos. Agora a iniciativa acaba de escrever mais um capítulo dessa história, ao participar do projeto Fortalecendo o Futuro, da Cáritas Arquidiocesana de São Mateus, que ofereceu curso de corte e costura para as mulheres participantes, aprimorando seus conhecimentos no universo da moda.

O projeto da Cáritas Arquidiocesana de São Mateus foi contemplado em carta-convite da Suzano e recebeu um aporte de R$ 500 mil. Com esses recursos, a instituição ofereceu cursos de corte e costura, doces e massas, manicure e pedicure, instrumentação e metrologia, além de artesanato em feltro. O de corte costura, que durou cerca de 80 dias e foi concluído recentemente, beneficiou 19 pessoas, entre as quais sete integrantes do Ateliê Mulheres Quilombolas Morro da Arara, que receberam seus certificados nesta última semana.

A qualificação foi conduzida pela professora Zenaide Alves dos Santos, que ensinou às alunas técnicas de modelagem, corte e montagem de roupas. Orientou ainda sobre o manuseio das novas máquinas adquiridas pelo ateliê. “Elas aprenderam a fazer calças, blusas e vestidos de diversas modelagens diferentes e, além disso, receberam noções básicas sobre empreendedorismo, gestão e vendas. Agora estão aptas tanto para desenvolver as suas criações, quanto para capacitar novas mulheres e multiplicar esse conhecimento”, comenta Zenaide.

Além da capacitação, o aporte recebido da Suzano foi repassado pela Cáritas ao ateliê Mulheres Quilombolas na forma de insumos, como tecidos, fechos, linhas, agulhas e outros, além de uma máquina de corte de tecido, equipamento há muito sonhado por suas integrantes. Os recursos repassados pela empresa ainda foram empregados em outras ações do projeto Fortalecendo o Futuro, da Cáritas Arquidiocesana de São Mateus.

Antes mesmo da realização do curso e com a estrutura de que dispunham, as mulheres do ateliê já conseguiram importantes vitórias. Uma delas foi a confecção de pequenas bolsas em tecido para embalar biquínis da marca Borana, grife sediada em São Mateus que já desfilou na São Paulo Fashion Week. O próximo objetivo é ampliar a produção e expandir o negócio.

“Estamos muito felizes com o curso e com as novas máquinas! Antes as nossas máquinas eram manuais, mais lentas, tínhamos até dificuldade para finalizar algumas peças. Mas os equipamentos novos são muito mais potentes e rápidos. Agora a nossa força de trabalho aumentou, estamos mais produtivas. E graças a Deus nos tornamos costureiras profissionais. A gente já sabia costurar, mas precisava dessa capacitação, dessa atualização. Já temos muitas peças prontas produzidas pelas nossas mãos!”, comemora Maria Aparecida Cesário, presidente da Associação de Moradores do Morro da Arara e líder do projeto.

Para alavancar as vendas e tornar o projeto conhecido também em outros estados do país, a próxima etapa da trilha de desenvolvimento oferecida pela Suzano vai ensinar as artesãs a dominarem as redes sociais. “A primeira fase da capacitação buscou aprimorar as habilidades dessas mulheres como costureiras. Em breve vamos iniciar uma segunda fase em que esse grupo vai aprender a fazer a gestão das mídias sociais do projeto, divulgar e vender as peças online para todo o Brasil. Nosso objetivo é fortalecer as lideranças comunitárias, promovendo mudanças significativas nas regiões onde a empresa atua”, explica Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Por Rogéria | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *