Camerata Quarteto Novo da OSBA abre programação da 21ª Semana Nacional de Museus do MGB

A apresentação marca o retorno do Projeto Terças Musicais ao local

Foto: Ascom/SDE

A Camerata Quarteto Novo, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), abriu a programação da 21ª Semana Nacional de Museus do Museu Geológico da Bahia (MGB) nesta terça-feira (16). E para os fãs das Terças Musicais, uma boa notícia, a apresentação marca o retorno do projeto ao local, que no próximo mês voltará à primeira terça-feira do mês. A programação da semana continua e a entrada é gratuita.

“Pela primeira vez nós fizemos a apresentação da camerata na entrada do museu, como uma forma de chamar o público que vive e convive no Corredor da Vitória. Nesta quarta (17), teremos apresentações do grupo feminino Exploesia, que são mulheres baianas, autoras de poesias e que declamam normalmente caracterizada de acordo com o tema da poesia. Na quinta-feira, dia 17, teremos uma palestra sobre placas tectónicas. Então venham, participem, é uma semana interessante. Museu não guarda apenas história e conhecimento, ele troca com a comunidade. Espero vocês”, diz Suely Melo, Coordenadora do MGB.

O Projeto Cameratas da OSBA tem como objetivo criar oportunidades de apreciação musical com vistas à difusão e o acesso à música erudita e popular. A Camerata Quarteto Novo é formada pelos músicos André Becker, na flauta, Margareta Cichilova, no violino, Djalma do Nascimento, no violoncelo e Paco Garcês, na viola. A OSBA tem ainda outros grupos de Câmara: Opus Lumen, Bahia Cordas e Quadro Solar.

“Acabamos de fazer uma apresentação do Quarteto Novo no Museu Geológico da Bahia, apresentação essa que marca a volta dessa parceria que foi interrompida por causa da pandemia. Tivemos uma presença grande e inesperada do público, por ser o primeiro dia de nosso retorno e estamos muito ansiosos para continuar e esperançosos de que as pessoas vão voltar a frequentar nosso espetáculo todas as primeiras terças-feiras de cada mês, onde tocaremos na sala de cinema, que tem um ambiente climatizado e com poltronas confortáveis”, finaliza André Becker, membro do grupo Quarteto Novo.

Para a primeira apresentação, os músicos da camerata trouxeram obras de compositores da música de concerto como Wolfgang Amadeus Mozart e Georges Bizet, além de interpretarem de grandes sucessos populares como “Yesterday”, dos Beatles, e “Qui nem Jiló”, de Luiz Gonzaga.

A médica Daniela Matsuda foi ao museu especificamente para assistir a camerata. “Acho esse projeto sensacional. Ele aproxima a Orquestra sinfônica mais ainda do público com essas pequenas cameratas, que vão até onde o público está. Então, você ver aqui no museu a céu aberto, onde as pessoas passam e param e se interessam. Eu acho que isso é trazer a música clássica, a música popular erudita para junto do povo, da população porque assim a gente conversa.  Eles também explicaram sobre os instrumentos, a gente fica muito feliz”, destaca.

A 21ª Semana Nacional dos Museus é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. O objetivo do evento é mobilizar esses espaços em todo o país a oferecer programações a partir de uma mesma temática e promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros.

Confira a programação

17 de maio (quarta-feira) | 14 horas

  • Transmissão do filme “Inspirações que vem do Fundo” – 40 minutos
  • Cinema do Museu

17 horas

  • Movimento Exploesia, poesia autoral produzida por mulheres baianas

18 de maio (quinta-feira) | 9 horas

  • Palestra “Tectônicas de Placas e Mudanças Climáticas”
  • Palestrante: geólogo Leonardo Mascarenhas

20 de maio (sábado) | 17 horas

  • Lançamento do livro Cáustico
  • Autor: Jordão Pablo de Pão

Da Redação | Com informações da Ascom/SDE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *