Cinco dicas de alimentação e hábitos para aumentar as chances de engravidar 

Estratégias como ingerir alimentos ricos e antioxidantes e consumir produtos livres de pesticidas podem melhorar a qualidade de óvulos e espermatozoides 

Os hábitos nutricionais possuem um papel fundamental na saúde feminina e podem estar diretamente relacionados à fertilidade. Por isso, a partir deles, é possível desenvolver estratégias importantes para mulheres que desejam engravidar. A ginecologista Theresa Leo elenca cinco ações fundamentais para aquelas que estão na jornada rumo a se tornarem mães.  

Antioxidantes na alimentação 

Segundo Theresa, alimentos ricos em ácidos graxos Ômega-3, antioxidantes, vitaminas e minerais melhoram a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides. Por isso, uma alimentação equilibrada deve incluir uma variedade de frutas, legumes e grãos integrais, além de proteínas saudáveis. Quanto menos produtos industrializados, melhor.  

A médica explica que alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, nozes e sementes, ajudam a proteger a saúde reprodutiva. “Os antioxidantes combatem radicais livres, que são substâncias químicas prejudiciais ao organismo. Estes radicais livres podem afetar a fertilidade, danificando óvulos e espermatozoides”. 

Uso de suplementos   

Embora uma dieta equilibrada seja a base para a saúde reprodutiva, os suplementos podem ajudar na fertilidade em certas situações. “Suplementos vitamínicos e minerais, como ácido fólico, vitamina D, zinco, selênio e coenzima Q10, também podem melhorar a qualidade dos óvulos e espermatozoides. Mas a suplementação deve ser personalizada e ajustada às necessidades de cada pessoa”, alerta a médica.  

Evitando poluentes   

Toxinas e poluentes ambientais podem afetar a saúde reprodutiva, interferindo na função hormonal e na qualidade dos óvulos e espermatozoides. Reduzir a exposição a essas substâncias, como pesticidas e bisfenol – A (BPA), é essencial para aumentar as chances de gravidez.  

 “Algumas estratégicas incluem optar por alimentos orgânicos sempre que possível e evitar o uso de recipientes plásticos para armazenar alimentos e bebidas”, diz Thereza.  

Peso corporal adequado  

Manter um peso adequado é muito importante, pois o excesso ou a falta de gordura corporal podem afetar a ovulação e qualidade do sêmen. Por isso, o IMC (Indice de Massa Corporal) dentro da faixa normal aumenta as chances de engravidar. “Um plano alimentar personalizado ajuda muito a alcançar e manter um peso saudável”, pontua a ginecologista.  

Estilo de vida saudável  

Adotar um estilo de vida saudável é outra estratégia imprescindível. Isso inclui exercícios físicos regulares, sono adequado e controle do estresse. “Tudo isso pode potencializar os benefícios da Nutrologia na fertilidade. O estresse intenso tem sido associado à diminuição da fertilidade em mulheres e homens. Portanto, é fundamental adotar estratégias de gerenciamento de estresse, como meditação e terapia”, finaliza Theresa. 

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *