Revista “Lugar de Criança” debate a proteção integral das crianças

Em sua terceira edição, a publicação da Avante em parceria com a Petrobras, traz artigos, entrevistas e cases sobre o tema

Está disponível o terceiro número da Revista Lugar de Criança, publicação digital e gratuita, que tem o objetivo de colaborar com o conhecimento e o compartilhamento de ideias e propostas sobre a garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos. A revista faz parte do Projeto Primeira Infância Cidadã – realizado pela Avante-Educação e Mobilização Social em parceria com a Petrobras – e traz em seu novo número, uma discussão sobre a importância da articulação e a cooperação entre os diversos setores públicos como a educação, saúde e assistência social, para uma maior efetividade das  políticas públicas voltadas para a primeira infância.

A edição apresenta uma entrevista com Rita Coelho, da coordenação de Educação Infantil do MEC, que problematiza sobre a intersetorialidade e conta sobre as tensões e avanços que permeiam os fatores de qualidade das políticas nesse momento. Para falar de um lado mais conceitual sobre o assunto, a presidente da Avante, Maria Thereza Marcílio, assina o artigo “Atenção integral e integrada à primeira infância: é possível garantir?”, que traz dados e informações que ajudam a entender a importância e a urgência da abordagem intersetorial.

Outro destaque são os relatos de experiência que tratam das intersetorialidades nas práticas municipais. O primeiro exemplo é do Projeto Primeira Infância Cidadã e seu impacto nas gestões dos municípios participantes, para a priorização das crianças nas agendas públicas. O case é uma contribuição de Ana Luiza Buratto, vice-presidente da Avante e de Judite Dultra, consultora associada da instituição.

A equipe da Avante traz ainda o relato da aplicação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Indique) em 219 escolas de Salvador, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Esse estudo possibilitou a avaliação do que é oferecido para as crianças como lugar de crescimento, aprendizagem e socialização. 

O acesso ao conteúdo de todas as edições da Revista Lugar de Criança está disponível gratuitamente no site da Avante, no link https://avante.org.br/publicacoes/revista-lugar-de-crianca/.  A revista é uma ação do Projeto Primeira Infância Cidadã, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância.

Por Isabela Borges e Suely Temporal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *