Ministério da Saúde descarta 34 casos suspeitos de gripe aviária em humanos

Dos 33 funcionários, apenas um estava em observação.

O Ministério da Saúde foi notificado, na manhã de sábado (20), sobre o resultado negativo para gripe aviária em todos os funcionários do Parque da Fazendinha, no Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave doente. Dos 33 funcionários, apenas um estava em observação como caso suspeito para a doença, por apresentar sintomas gripais ao longo da semana. O resultado divulgado hoje informa que o caso suspeito teve resultado laboratorial negativo para todos os alvos testados – ou seja, foi descartado para Influenza Aviária (H5N1).

Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e 2 testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B).

Do total, além do caso suspeito e descartado no Parque Fazendinha, outros três pacientes sintomáticos foram notificados no estado, sendo que um deles já foi descartado. Os outros dois tiveram amostras coletadas e aguardam resultado. Segundo protocolo de vigilância, os pacientes foram isolados e monitorados pelas equipes de saúde.

As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. O Ministério da Saúde orientou busca ativa para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais.

Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *