Ecumenismo marca lançamento do Projeto Fé no Trânsito na Bahia

Foto: Divulgação

Representantes de diversas instituições religiosas e espiritualistas compareceram ao lançamento do projeto o projeto Fé no Trânsito, que tem o objetivo de utilizar a força dos líderes religiosos como multiplicadores e disseminadores dos conceitos de segurança viária entre suas comunidades. Concebido pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), o projeto reuniu cristãos, umbandistas, candomblecistas, integrantes da Hare Krishna, Mahikari, Brahma Kumaris e Seicho-No-Ie.

A ideia é a execução de ações estratégicas, em parceria com as instituições religiosas, para realização de cursos, palestras e outros eventos educativos, com o objetivo de formação, conscientização e sensibilização de condutores e pedestres no âmbito das comunidades religiosas e espiritualistas.

O lançamento do projeto foi realizado na tarde desta terça-feira (23), no auditório do Espaço Crescer, na Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), no Cab. O Cetran é um órgão colegiado, normativo, consultivo, deliberativo e coordenador do Sistema Nacional de Trânsito no Estado na Bahia.

O Conselho Estadual de Trânsito instituiu Comitê Gestor de Segurança Viária da Bahia (CGSV), que possui entre suas atribuições o aperfeiçoamento da segurança viária no Estado e a redução de mortos e feridos em acidentes de trânsito, como prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Margareth Gramacho, presidente Conselho Estadual de Trânsito, que também presidiu a mesa solene do evento, composta por autoridades e líderes religiosos, falou sobre o projeto: “O desafio é modificar os hábitos e o comportamento das pessoas adultas. Mas percebemos que os líderes religiosos possuem essa capacidade de convencimento, têm esse poder. Quando uma liderança religiosa ou espiritual fala, as pessoas param para refletir e podem mudar o comportamento. Outro ponto comum é que as instituições religiosas pensam e cuidam da vida, assim como as entidades responsáveis pelo trânsito”, explicou.

Na abertura do evento, dois líderes religiosos compuseram a mesa e falaram sobre a ideia de utilizar a força das religiões para contribuir com a segurança viária, como prevê o projeto Fé do Trânsito. O pai Raimundo de Xangô, representante Conselho Inter religioso da Bahia (Conirb) foi o primeiro a falar: “Espero que o projeto Fé no Trâsnsito seja de consciência (no trânsito), com mais amor e respeito pelo outro. É um projeto grandioso e valioso, que é para cuidar da vida. E, não existe ninguém que cuide da vida como aqueles que exercem o sacerdócio”, comentou o líder umbandista.

O coordenador da Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito ( Detran-BA). coronel André Borges, que também é pastor evangélico, parabenizou o Cetran pelo desse projeto Fé no Trânsito: “Essa ideia foi excepcional, por isso quero parabenizar o Cetran, por envolver todas entidades religiosas, porque nesse ambiente, encontramos a atmosfera ideal para falar sobre trânsito”, analisou.

Além dos líderes religiosos, o lançamento do projeto contou com a participação de representantes do Detran, Secretaria de Insfraestrutura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de órgãos executivos de trânsito de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (73 cidades integradas ao SNT na Bahia).

O evento teve ainda com três palestras: A professora Gisele Lousada, abordou o tema Sistema de crenças e valores que impactam no comportamento humano e possíveis estratégias para mudança de atitude; o capitão PM Jorge Lopes Santos Junior, que falou sobre Situação da segurança viária no Estado da Bahia; o coordenador de Trânsito de Vitória da Conquista, Tiago Barros, que compartilhou a experiência do trabalho desenvolvido nas instituições religiosas sobre o assunto trânsito.

Da Redação | Com informações da Ascom/Saeb


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *