Findes e prefeituras da Regional Sudoeste Serrana iniciam a construção da Agenda Propositiva 

O estudo, desenvolvido pelo Conder e com participação das prefeituras da Regional, contribui para melhorar o ambiente de negócios nos municípios 

Fotos: Divulgação/Findes

Agora é a vez da Regional Sudoeste Serrana da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) desenvolver a Agenda Propositiva Regional para Melhoria na Ambiência de Negócios, que visa melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo dos municípios envolvidos.  

O material é desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), em conjunto com os municípios.  

Representantes das prefeituras que integram a Regional se reuniram, nesta terça-feira (23), em um workshop, para levantar iniciativas que serão avaliadas para compor a Agenda Propositiva. Os municípios envolvidos na construção do material são: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marechal Floriano, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, Itarana, Laranja da Terra e Santa Maria de Jetibá.  

O presidente em exercício da Findes, Paulo Baraona, o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Fábio Dias, e o presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, participaram da abertura dos trabalhos, que ocorreu na sede do Senac de Venda Nova do Imigrante. 

Durante sua fala, Baraona destacou que a regional tem força na agricultura e pecuária e, por isso, a Agenda possui papel estratégico de estimular o desenvolvimento da agroindústria, por exemplo. 

“O nosso material tem potencial para contribuir na qualificação dos municípios para que eles possam receber novas indústrias e, assim, ampliar o nível de negócios, receitas e empregos. A Agenda Propositiva possibilita aos entes públicos atuar de forma antecipada na melhoria do ambiente de negócios, dando maior celeridade em seus processos administrativos e criando o ambiente adequado para que sejam ampliados os investimentos privados na região”. 

A representante do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu, esteve no evento para apresentar o programa Cidade Empreendedora, e destacou como a iniciativa possui sintonia com o material da Findes.  

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *