Apicultores de Águia Branca celebra avanços com apoio do Incaper

Foto: Divulgação:/Incaper/ES

A Associação de Produtores de Mel de Águia Branca (Aguiamel), região noroeste do Espírito Santo, tem avançado na área em que atua e está conquistando melhorias para os associados que atende. Por meio de políticas públicas, a Aguiamel conquistou recentemente a instalação de maquinário moderno para a extração de mel. O grupo é acompanhado pela equipe de extensionistas rurais e pesquisadores do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Águia Branca.

A Unidade de Extração de Mel da Associação e equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da associação, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e de emendas parlamentares.

A atividade da apicultura cresce e se consolida cada vez mais na região norte. Com o avanço e o aumento na produção de produtos apícolas, a Aguiamel buscou aumentar a capacidade e a estrutura própria. A construção da Unidade de Extração de Mel seria a solução. Desde então, estava sendo utilizada uma pequena unidade de extração cedida por um dos sócios para o uso coletivo. Após os investimentos e a Unidade de Extração de Mel permitindo aumentar a capacidade da associação, houve um salto na produção, saindo de 6 quilos de mel para 51 quilos por centrifugação. 

“Devido à localização geográfica, o Espirito Santo apresenta ótimas condições para o desenvolvimento da apicultura, pois além da vegetação nativa que floresce em boa parte do ano, o Estado apresenta imensas plantações de café e eucalipto, ótimas culturas (de pasto apícola) para a produção de mel e outros produtos derivados”, explicou o técnico em Desenvolvimento Rural do Incaper, Eduardo Tigre do Nascimento.

Por Daniel Borges


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *