Fornecedores capixabas aprendem sobre gestão de contratos na Findes

Os participantes tiveram acesso às melhores práticas de gestão de contratos utilizadas por grandes indústrias como ArcelorMittal, Suzano e Vale

Seminário Técnico Gestão de Contrato | Fotos: Lorena Zanon/Findes

Empresas fornecedoras capixabas puderam aprender na prática como funciona a gestão de contratos nas grandes indústrias como ArcelorMittal, Suzano e Vale. Detalhes como cumprimento de prazos e metas, controle de custos e riscos, qualidade dos produtos ou serviços entregues foram abordados em evento na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), nesta terça-feira (06).

O Seminário Técnico Gestão de Contratos foi realizado pela Câmara Setorial de Base e Construção da Findes para atender as necessidades das empresas do ES e contribuir para que elas melhorem sua expertise sobre o tema.

Paulo Baraona

Em sua fala de abertura, o vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou que os projetos da Câmara têm sido importantes para o desenvolvimento do setor e contribuído para a melhoria do ambiente de negócios.

“O trabalho conjunto e bem estruturado que a Câmara está realizando faz a diferença. E podemos ver esses resultados no destaque que as indústrias capixabas têm no cenário nacional quando o assunto é fornecimento de bens e serviços para o setor de base e construção. Para se ter ideia, em 1990, a participação das fornecedoras do ES em projetos de grandes companhias no Brasil era de 8%. Em 2022 saltou para 60%”.

O presidente da Câmara, Antônio Falcão, complementou sobre a atuação da Câmara de Base no Estado e destacou algumas metas previstas para serem realizadas ainda este ano.

Antônio Falcão

“Estamos trabalhando para alcançar no ES: 90% dos trabalhadores locais inseridos nos investimentos Capex e Opex e 70% de fornecimento local nestes investimentos. Além de ter 60% do faturamento das empresas capixabas fornecendo para fora do Estado”, destacou.

Falcão completou que para chegar a esses objetivos é necessário continuar estimulando a melhoria da mão de obra e novos produtos com foco no desenvolvimento tecnológico, e também avanço contínuo dos processos para ganhar competitividade.

O evento contou ainda com a participação do presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ilso José de Oliveira, que ministrou a palestra “A Cultura da Gestão Compartilhada e os Benefícios de sua Aplicação”.

Segundo Oliveira, a gestão compartilhada traz pontos relevantes no contexto atual da construção civil, que busca cada vez mais eficiência e transparência em suas operações. “É fundamental que as empresas e os profissionais envolvidos estejam abertos e dispostos a trabalhar cooperativamente e direcionando seus vetores de força no norte de sucesso do projeto”, disse.

O encontro forneceu aos participantes ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade e eficiência dos projetos, além de promover a troca de experiências e networking. Para completar o Seminário, foram apresentados casos de sucesso das empresas ArcelorMittal, Fortes Engenharia, Metalvix e Vale.

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *