Tradicional Encontro de Grupos Folclóricos do ES será realizado domingo (11) em Regência

Várias bandas de congo do Espírito Santo confirmaram presença no evento que movimenta a cultura capixaba

Foto: Felipe Reis

No próximo domingo, dia 11, a partir das 8 horas, a Vila de Regência, litoral de Linhares, será palco do 31º Encontro Estadual de Grupos Folclóricos, que tem as bandas de congo como uma de suas principais manifestações. Grupos de várias cidades do Espírito Santo vão se concentrar no Farol de Regência, próximo ao campo de futebol onde haverá recepção e sairão em cortejo pelas ruas da vila.

“O encontro é tradicional e acontece desde 1991 com o objetivo de congregar os grupos de cultura popular do Estado para a troca de experiências, confraternização, fortalecimento e difusão da cultura popular capixaba. Contando com Linhares, já temos 11 grupos de várias cidades confirmados e a expectativa é a melhor”, disse Carlos Sangália, integrante da comissão organizadora da Associação de Congo de Regência.  

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Roque Chile, destaca que a proposta do encontro é valorizar o patrimônio histórico de Linhares e do Espírito Santo e as manifestações culturais capixabas.

“O objetivo é elaborar um trabalho em cima da identidade capixaba, que é bastante diversificada. Existem muitas manifestações artísticas que mantêm vivas as tradições e as origens da diversidade cultural no Estado e de Linhares”, observa Roque.

Caboclo Bernardo, herói nacional

A Festa de Caboclo Bernardo é uma homenagem que a comunidade de Regência Augusta faz desde 1930 para Bernardo José dos Santos, sempre próximo à data da morte dele. Bernardo, indígena das matas do Rio Doce, jogou-se ao mar em uma grande tempestade, salvando 128 náufragos na madrugada de sete para oito de setembro de 1887.

O Caboclo Bernardo, como ficou conhecido nas páginas da história, foi condecorado pela Princesa Isabel Herói Nacional. Em 1991, passou a ser homenageado com a Festa do Caboclo Bernardo. O encontro de Bandas de Congos em Regência é ponto alto do evento, que reúne grupos folclóricos de todo o Estado.

Por Felipe Reis


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *