Empresas de rochas acumulam mais 25,6 milhões de dólares em negócios imediatos em feira nos EUA

Brazilian Natural Stone

Fotos: Easy Resize

A participação brasileira na Coverings 2023, maior e mais tradicional feira do setor de revestimentos na América do Norte para o mercado nacional, gerou mais de 25,6 milhões de dólares em negócios imediatos durante os quatro dias do evento realizado de 18 a 21 de abril, em Orlando, na Flórida.

Instalado em uma área total de 1.653 metros quadrados, o Pavilhão Brasileiro reuniu 71 empresas do segmento de rochas ornamentais naturais entre pequeno, médio e grande porte. A ação foi realizada pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de apoio às exportações de rochas ornamentais mantido, pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Em pesquisa realizada pelo Centrorochas após o encerramento da feira, quase 20% das empresas brasileiras presentes no Pavilhão registraram resultados acima do esperado. “Os Estados Unidos são os principais importadores de rochas ornamentais do mundo e têm o Brasil como parceiro comercial primário. Na edição deste ano, além dos 25,6 milhões de dólares em negócios diretos, os empresários apontaram uma expectativa de quase 127 milhões de dólares em transações comerciais ao longo dos próximos 12 meses”, destacou o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

Apesar de forte relação entre Brasil e Estados Unidos, o pavilhão verde-amarelo na feira atraiu visitantes qualificados de várias nacionalidades. Mais de 5 mil contados foram realizados pelas empresas brasileiras durante o evento. Ao lado dos norte-americanos, canadenses, mexicanos, turcos e costa-riquenhos formaram o grupo de principais contatos realizados.

O gerente do It’s Natural, Rogério Ribeiro, atribui a grande procura dos produtos brasileiros pelo fato de o país dispor de mais de 1.200 variedades de rochas naturais. “Somos o quarto maior produtor e quinto maior exportador mundial. Além da diversidade única, o Brasil conta com um grande parque fabril para fornecimento de blocos, produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras formas”, detalhou. Com capacidade de produção tecnológica, o setor de rochas brasileiro atua com processos modernos e ambientalmente sustentáveis. O segmento conta com a menor taxa de emissão de CO2 na produção, em relação a outras opções de revestimentos usados em projetos de arquitetura e conta com o reaproveitamento de mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo. Além disso, os resíduos da produção são reaproveitados ou destinados para depósitos licenciados.

Empresas participantes do Pavilhão Brasileiro na Coverings 2023: Altivo Pedras, Amagran, Andrade Stones, Bramagran, Brasigran, Brothers in Granite, Brumagran, Cajugram, Calvi Granitos, Capital Granite, Costa Granitos, CS3 Surfaces, Dalvi Stone, Decolores, Della Pietra, Elite Stones, Ferraz Brasil, Fortuna Granitos, Gramazini, Gramil, Grandall Granitos, Granex do Brasil, Granibras, Granipex, Granistone, Graniti Export, Granitos Collodetti, Granos Granitos, Imarf, Imetame Natural Stones, Laka Granitos, Levantina Brazil, Luchoa Corp, Magban, Magnitos, Mameri Rochas, Maqstone, Marbrasa, Margramar, MG2 Granitos, Micapel, Michelangelo Marble, Milanezi Granitos, Milgran Granitos, Mineração Borchardt, Mineral Stone, Monte Negro Granitos, Multistone, Naturale Granitos, Nova Aurora, Nova Stone, Pazigram, Pedra do Frade Export, Pemagran, Pettrus, Poliex Marble, PR Grupo Paraná, Qualitá Group, Quartzblue, Riva Stone, Sabagram, Santo Antonio, Stone Palace Surfaces, Super Clássico, Testi do Brasil, Thor Granitos, Toledo Mineração, UNQ Stone, Vitoria Stone Group, Willcomex e Yellow Stone.

Por Karina Porto Firme


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *