Naps promove ação de saúde voltada ao público masculino em Linhares

Dia Nacional do Homem

Foto: Kevyn Fracalossi

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Nacional do Homem. Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), promove uma ação de saúde voltada exclusivamente para o público masculino, em Linhares, região norte do Espírito Santo. Para possibilitar a participação do maior número possível de homens, o evento será realizado das 17 às 20h, no Naps.

A ação contará com diversos serviços da área da saúde, como consulta com o médico urologista do Programa Municipal de Saúde do Homem, atendimentos com a psicóloga, além dos serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, realização de testes rápidos para detecção de IST’s (sífilis, HIV, hepatites B e C) e orientações gerais.

Os indicadores de saúde relacionados ao público masculino justificam a ação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 32% dos homens entre 40 e 70 anos fizeram o exame de toque retal, utilizado para avaliar doenças como o câncer de próstata.

Além de não buscar cuidados específicos em consultas e exames preventivos como este, o homem de modo geral, tem sua saúde também  influenciada por outros fatores comportamentais como obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Vale destacar que o preconceito e a falta de tempo são as principais causas apontadas pelos homens para a negligência com os cuidados com a saúde.

“O objetivo principal da ação consiste em conscientizar a população masculina acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças, já que quanto mais precocemente for detectado qualquer patologia, maior a chance de eficácia no tratamento e cura do paciente, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar”, pontua a diretora do Naps Kessy Bonicenha Brunetti.

Por Rosimeri Ronquetti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *