Secti beneficia Polo Têxtil baiano com entrega do Espaço Fazer APL Modas

Fotos: Gabriel Pinheiro

Um ambiente onde os empreendedores da moda têm acesso a equipamentos de ponta e podem criar e finalizar suas peças. Esse é o Espaço Fazer APL Modas, que, nesta segunda-feira (19), foi entregue pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), à população baiana. A solenidade contou com a presença do secretário da pasta, André Joazeiro; do presidente Sindvest e da APL Confecções Salvador, Hari Hartmann; do presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Rodrigo Hita; e dos secretários do Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Ângelo Almeida e Davidson Magalhães, respectivamente. O local, que teve o investimento de R$ 1,3 milhão, está localizado no bairro do Uruguai, dentro do Condomínio Bahia Têxtil.

O Espaço Fazer terá diversas máquinas disponíveis, como a eletrônica para costura reta, travetar, fusionar, trituradora de tecidos, dentre outras. Além disso, tem a capacitação promovida pelo Programa Qualifica Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os beneficiários da iniciativa são os micros e pequenos empreendedores da região da Península Itapagipana, empresas do APL de Confecções de Salvador e outros atores do ecossistema. As formas de agendamento para utilização do lugar serão divulgadas em breve.

O secretário da Secti, André Joazeiro, afirma que o ambiente irá estimular e capacitar o ecossistema da região. “O espaço vai qualificar pessoas e dar infraestrutura de equipamentos para que o Polo Têxtil tenha mais dinamização. Aí que começa o trabalho da Secti. Não estamos entregando o final, estamos entregando o começo de um trabalho. Porque, agora, entra as universidades, entra o pessoal fazendo designer de moda, trazendo inovação e criatividade para dentro do projeto”.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos da Bahia (Sindvest) e da APL Confecções, Hari Hartmann, o local será como um oxigênio para os empreendimentos locais. “Acho esse lugar essencial. Será o pulmão para que as nossas confecções tenham melhora na qualidade dos acabamentos. Aqui as pequenas confecções se favorecem com equipamentos de última geração. É um espaço de compartilhamento, para que todos tenham acesso à alta tecnologia. Estamos demonstrando o que conseguimos fazer a partir dessas pequenas ações”, diz.

O investimento contou com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Lídice da Mata e Daniel Almeida, bem como contrapartida estadual, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). “Fico muito feliz em acompanhar a trajetória de crescimento e consolidação desse Polo Têxtil. A emenda que fiz, junto com Lídice, tem o objetivo de agregar tecnologia, modernizar, aumentar a capacidade produtiva desse equipamento e ampliar as parcerias”, afirma Daniel. Já Lídice destaca os benefícios ao público-alvo. “Na Secti, encontramos o apoio para viabilizar esse projeto. É uma ação que partiu das nossas emendas para beneficiar o povo baiano, principalmente as mulheres trabalhadoras”.

Também presente na inauguração, Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), fala sobre a sinergia entre o setor privado e o governo. “É um ambiente que é fruto de trabalhar em conjunto. Quando se trabalha várias mãos e várias cabeças, você, certamente, pode ter uma entrega muito eficiente e mais produtiva”.

Da Redação | Ascom/Secti


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *