EDP alerta para os cuidados com a rede elétrica durante o período de Festas Juninas

Para evitar que acidentes acabem com a diversão, a EDP alerta para os cuidados necessários que se deve ter com a rede elétrica durantes as festas juninas

No próximo sábado é Dia de São João (24). Na hora de comemorar, é importante estar atento aos cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes | Foto: Divulgação/EDP/ES

Junho é um dos meses mais aguardados do ano em função das festividades de São João, com adereços, danças e comidas típicas. Para garantir a segurança durante as tradicionais festas juninas, A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para os cuidados necessários com a rede elétrica, seja em casa, praças ou na rua. Fogueiras, fogos de artifícios, bandeirolas e balões representam os principais riscos de acidentes com energia nessa época do ano.

Na hora de preparar o espaço e montar a decoração da festa, o primeiro cuidado indispensável deve ser em manter distância de fios elétricos. Enfeites aéreos, como bandeirinhas, não devem ser amarrados em postes ou bocais de lâmpadas, por exemplo, e as fogueiras não podem ser acesas perto da fiação, pois além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios. O mesmo acontece com o uso excessivo de benjamins (T’s), emendas e extensões, que podem causar acidentes a partir de superaquecimento e provocar curto-circuito, ou até mesmo a realização de ligações clandestinas, que são crime e podem colocar a vida de todos em risco.

“Em época de festejos juninos, os cuidados com a rede elétrica devem ser redobrados. A festa é uma celebração importante e para que seja só motivo de alegria, nós orientamos manter distância da fiação e não soltar fogos de artifícios na direção de postes e condutores de energia. Da mesma forma, as fogueiras devem ser montadas longe da rede elétrica, e enfeites não podem ser pendurados nos postes ou no próprio fio”, afirma o gestor da EDP, Reinilson Cesário.

Mesmo os balões não sendo comuns no Espírito Santo, é importante lembrar que eles são potenciais causadores de acidentes com a rede elétrica, podendo causar falta de energia em grandes proporções, incêndios ou acidentes graves se caírem sobre redes de distribuição.

A Distribuidora reforça, ainda, o alerta para os cuidados dentro de casa. É indicado à população que evite o uso de extensões de forma permanente e não manuseie equipamentos eletroeletrônicos, como aparelhos de som ou geladeiras, com o corpo molhado.

Por Bruna Littig


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *