Processos trabalhistas deverão ser informados no eSocial a partir de julho 

Para orientar as empresas sobre a nova exigência, a Findes vai abordar o assunto em um evento on-line, no dia 28 de junho 

A partir de 1º de julho deste ano, as empresas estarão obrigadas a registrar no eSocial as informações de processos da Justiça do Trabalho e de acordos extrajudiciais celebrados nas Comissões de Conciliação Prévia (CCP) e nos núcleos de conciliação intersindicais. 

Todos os detalhes acerca do novo “Módulo Processo Trabalhista”, bem como os procedimentos que deverão ser adotados pelas empresas, serão apresentados durante o 6º encontro do Trabalho em Movimento, no dia 28 de junho, a partir das 17h, via plataforma Zoom, no link http://findes.online/consurt6. O assunto será tratado pelo superintendente Regional do Trabalho no Espírito Santo, Alcimar das Candeias da Silva. 

Com a mudança, os empregadores terão que lançar os dados relativos aos processos trabalhistas no sistema – que recebe informações sobre pagamentos realizados a trabalhadores, inclusive quanto aos tributos apurados, as contribuições previdenciárias e o imposto sobre a renda, dentre outros. 

Conheça o programa Trabalho em Movimento  

O programa de qualificação “Trabalho em Movimento” é uma iniciativa do Consurt, realizado mensalmente on-line, com a proposta de esclarecer e atualizar empresários, contadores e profissionais de Recursos Humanos acerca das mudanças de normas trabalhistas.  

O primeiro encontro aconteceu no dia 15 de fevereiro, e tratou sobre “Quitação Anual das Obrigações Trabalhistas”. No dia 14 de março foi o segundo evento, com o tema “Contrato de trabalho: veja como funciona na prática”. Já no dia 22 de março, ocorreu a terceira agenda, com abordagem sobre modalidades de contratação de empregados e suas particularidades, além de um momento tira dúvidas.  

A quarta edição foi no dia 25 de abril, com o tema “Contratação de Microempreendedor Individual (MEI)”. O quinto encontro ocorreu no dia 15 de maio, com o tema “Assédio nas relações de trabalho”

Por Lorena Zanon 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *