Escola Sesi de Referência sediará etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 

O evento acontece neste sábado (24), em Jardim da Penha, Vitória, e reunirá alunos de escolas públicas e particulares 

Robótica | Foto: Divulgação Sesi

A Escola Sesi de Referência, em Jardim da Penha, será a arena de uma das maiores competições de robôs do país. No dia 24 de junho, alunos de escolas públicas e particulares colocarão seus robôs em uma disputa para conquistar o 1º lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição contará com a participação de 69 equipes do Espírito Santo, sendo 36 equipes de escolas públicas e 33 de escolas particulares – destas, 31 do Sesi ES.  

Os alunos serão testados em duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.  

Durante a competição prática, os estudantes deverão usar todo o seu conhecimento para programar um robô totalmente autônomo e salvar o máximo de vidas possíveis. Como funciona? Os robôs passarão por uma rampa para acessar o local onde há bolinhas pretas que simbolizam pessoas em situação de risco. Eles devem resgatá-las, passando por barreiras e levando-as em segurança para o ponto final. Tudo isso sem interferência das equipes durante a prova, colocando os conhecimentos de programação dos participantes em prática. 

Já a prova teórica, os estudantes responderão questões de uma prova preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.  

Incentivo a jovens talentos da tecnologia   

Com realização do Sesi, a OBR busca incentivar o desenvolvimento tecnológico entre os jovens do ensino fundamental e médio, mostrando que o universo dos circuitos, códigos e robôs pode ser fascinante e cheio de oportunidades.   

Por Natália Magalhães e Yan Carlos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *