Neste sábado a biblioteca abre de 8 às 19 horas e conta com programação especial com música ao vivo a partir das 17 horas
Uma das maiores e mais modernas bibliotecas do norte do estado, a Biblioteca Pública Municipal Antônio de Azevedo Lima em Linhares, região norte do Espírito Santo, completou 56 anos no último dia 19 de junho. Para marcar a data, neste sábado a biblioteca abre as portas às 8 horas com uma exposição de livros raros datados a partir de 1862, pintura e cinema infantil com exibição de filmes para as crianças e às 17 horas terá música ao vivo e entrega de certificado de amigo da biblioteca e certificado do amigo da leitura, além de lançamento de livros de jovens escritoras.
Aberta de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas, qualquer cidadão pode fazer empréstimo de livros, seja para estudo ou para leitura. Basta fazer um cadastro na sede da biblioteca. O local ainda oferece uma estrutura apta ao estudo e a leitura disponível para o usuário.
“É um momento de comemoração e por isso estamos com essa programação especial para a nossa biblioteca. Tem a exposição de livros antigos, livros que estão no sistema pegue e leve, que não é preciso devolver, cinema infantil para as crianças enquanto os pais fazem sua leitura e o ponto alto desta festa será no sábado quando haverá um bolo, música ao vivo e o lançamento especial de dois livros de jovens escritoras que são catadoras de pimenta. A festa é aberta ao público e começa às 17 horas” afirmou Stefferson Correia Braga, encarregado de políticas públicas culturais da biblioteca pública de Linhares.
“Apesar de toda tecnologia, a nossa biblioteca pública se adapta e continua sendo importante ponto de conhecimento, de leitura e desenvolvimento dos nossos cidadãos, principalmente nossos estudantes. É um orgulho comemorar seus 56 anos sabendo que estamos falando de um equipamento público que figura entre um dos maiores e mais modernos do norte do estado” disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Roque Chile.
História
A biblioteca municipal Antônio de Azevedo Lima já funcionou em 3 endereços diferentes ao longo desses 56 anos. Inaugurada em 19 de junho de 1967 ela funcionava inicialmente na Avenida João Felipe Calmon, no número 863, no centro, próximo a igreja católica. Dois anos depois, em 1969, a biblioteca fez sua primeira mudança e foi para a Avenida Governador Lindenberg número 620, no centro, onde ficou até 2011. No dia 13 de maio de 2011 a biblioteca foi para as modernas instalações da nova Praça 22 de agosto, onde funciona até hoje. Além da mudança, outro momento marcante também aconteceu naquele ano: o acervo foi informatizado.
Veja a programação nesta sexta-feira e sábado:
Sexta-feira (23/6) de 7 às 17h
– Feira do Pegue e Leve seu livro
– Cinema para as crianças dentro da biblioteca
– Mesinhas com material para as crianças pintarem. (providenciar lápis de cor e/ou giz de cera)
– Varal das artes infantis
– Exposição de Livros raros
Sábado (24/6) de 8 às 19h
– Feira do Pegue e Leve seu livro
– Cinema para as crianças dentro da biblioteca
– Mesinhas com material para as crianças pintarem. (providenciar lápis de cor e/ou giz de cera)
– Varal das artes infantis
– Exposição de Livros raros
– Música ao vivo
– Bolo de aniversário
– Premiação – Entrega de Certificado de Amigo da Biblioteca e Certificado do Amigo da Leitura
– Lançamento de Livro de Jovens escritores
Por Michel Freitas
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário